Foo Fighters revela primeiro single de Sonic Highways; ouça “Something From Nothing”

Nova música da banda foi gravada em Chicago com o produtor Steve Albini

Redação Publicado em 16/10/2014, às 18h05 - Atualizado às 19h43

Dave Grohl à frente do Foo Fighters

Ver Galeria
(17 imagens)

Mais de três anos depois de Wasting Light, o Foo Fighters revela o primeiro single do novo disco, Sonic Highways. “Something From Nothing” foi gravada no estúdio Electric Audio, em Chicago, nos Estados Unidos, com o produtor Steve Albini (de In Utero, do Nirvana) e possui mais de quatro minutos de arranjos que vão do funk aos característicos gritos de Dave Grohl (ouça abaixo).

Galeria: os dez shows mais aguardados de 2015.

A canção, liberada nesta quinta, 16 – um dia antes da estreia da série homônima ao álbum na HBO –, abre o próximo disco da banda norte-americana e já é uma prévia do que estará presente nas outras sete faixas que compõem Sonic Highways: o costumeiro rock com pegadas de clássico do Foo Fighters com inserções de estilos não tão comuns e traços de uma produção específica em cada cidade.

Galeria: veja oito bateristas que se cansaram de ficar escondidos no palco e se tornaram guitarristas.

“Something From Nothing” conta com a participação do guitarrista do Cheap Trick, Rick Nielsen, sendo ele o convidado especial de Chicago. É na cidade de Illinois, inclusive, que se passa o primeiro episódio da série da HBO – uma extensão do documentário Sound City, de Grohl, que registra em vídeo a gravação do oitavo álbum da banda –, que vai ao ar amanhã, nos Estados Unidos.

No Brasil, a série será exibida pelo canal BIS, a partir do dia 30 de novembro, às 20h30, e nos domingos seguintes a partir desta data.

Mais sobre o novo disco

Gravado em oito estúdios lendários, cada um em uma cidade diferente dos Estados Unidos, Sonic Highways tem produção de Butch Vig e será lançado juntamente à série homônima, que trará o todo o processo de gravação do disco, contando também a história dos estúdios por onde o grupo passou.

Recentemente, Dave Grohl comentou a sonoridade do álbum: “Você vai reconhecer o Foo Fighters nesse disco, mas ainda assim se surpreenderá conosco. Estamos fazendo coisas que nunca fizemos antes”. Ele ainda acrescentou: “Ainda queria dizer que são apenas oito canções, mas acho que será nosso álbum mais longo porque, enquanto eu escrevia essas músicas, eu tive que ter uma aproximação ao cinema. Como se eu não pudesse escrever um jingle de três minutos e meio para a [rádio] KROQ e depois filmá-lo para encerrar um episódio sobre a história da música de Nova Orleans, sabe?”.

Acompanhante de luxo: as mais emblemáticas parcerias de Dave Grohl.

Sobre a série na HBO, ele afirmou: “A gente foi lá, começou a gravar, e eu sai pela cidade filmando e entrevistando o máximo de pessoas que pude. Fiz mais de 100 entrevistas. Ao fim da semana, peguei todas as minhas anotações, coloquei-as no chão, sentei com uma caneta e meu diário e reduzi todas essas histórias s uma música. Eu retirei elementos das experiências, anedotas e o ambiente das pessoas – é como uma reportagem. É ‘bungee jumping’ musical”.

Tracklist de Sonic Highways:

1. "Something From Nothing"

2. "The Feast and the Famine"

3. "Congregation"

4. "What Did I Do?/God As My Witness"

5. "Outside"

6. "In the Clear"

7. "Subterranean"

8. "I Am a River"