Fotos de membros dos Beatles em tempos de escola vão a leilão

Imagens estão entre as raridades do evento organizado pela Beatles Shop

Da redação Publicado em 17/08/2009, às 11h03

Paul McCartney nos tempos de escola, com uma revista nas mãos, entre os colegas da Joseph Williams School, em Liverpool, há 57 anos - quando Paul tinha 10 anos. São imagens raras como essa que irão à leilão na cidade natal dos Beatles, na Inglaterra, em 29 de agosto.

De acordo com o site da rede britânica BBC, a fotografia foi levada por uma mulher à loja The Beatles Shop, voltada à memorabilia do grupo e a apenas alguns metros do Cavern Club (onde o grupo foi apresentado ao empresário musical Brian Epstein).

Com valor estipulado em £ 1,5 mil (R$ 4,6 mil), a foto integra lote de 315 itens relacionados aos músicos, que vai ser leiloado no fim do mês, no estabelecimento.

O combo também inclui "a foto escolar mais antiga" de Ringo Starr em posse da Beatles Shop, segundo Stephen Bailey, gerente da loja e organizador do leilão. O baterista aparece na St. Silus School, vestido com jaqueta preta e short. Starr - na época, apenas um garotinho chamado Richard Starkey - tinha entre oito e nove anos quando a foto foi tirada, entre 1948 e 1949.

Mais barata (£ 500 a £ 600) poderá sair fotografia de John Lennon, ostentando visual rockabilly na Quarry Bank School, em 1957 (quando o músico, morto em 1980, tinha entre 16 e 17 anos).

Também estará disponível ao maior arremate uma imagem dos músicos, pré-fama, no Cavern Club - entre eles está Pete Best, o baterista que foi substituído por Starr. Autografada por John Lennon e McCartney, a foto teve preço estimado entre £ 1 mil e £ 1,2 mil.

Entre os itens mais caros - £ 5,5 mil a £ 6 mil - está um par de bicicletas, presenteado em 1993 a McCartney e Linda, sua mulher, morta há 11 anos. Cortesia da empresa alemã Grundig, os modelos foram personalizados para "se inspirar no amor compartilhado pelos dois pelo meio-ambiente e música", segundo catálogo do evento (clique aquiaqui para conferir a seleção de peças, divulgada no Twitter da Beatles Shop). O dele vem com golfinhos e cordas de guitarra; o design dela traz teclados e pássaros.

Pelo mesmo lance mínimo (cerca de £ 6 mil) está, também, anotações do produtor George Martin para a canção "Yesterday", presente no álbum Help!, de 1965. O papel com as considerações do produtor musical, não raramente tomado por "quinto Beatle", ainda preserva erros e manchas de chá.

Criada em 1983, a loja organiza sua 19ª edição do leilão, a ser realizada no Auditório Paul McCartney, no Instituto Liverpool de Artes Performáticas. Bailey associa a boa safra deste ano à crise na economia mundial. Para ele, a memorabilia poderá representar "um dinheiro extra" vindo em boa hora para quem decidiu sujeitar as raridades à batida do martelo. "Você poderia achar que as joias da coroa já teriam sido compradas e vendidas, mas não é o caso."