Gary Ross põe Matt Helm na frente de Venom

Cineasta deve dirigir projeto de Steven Spielberg antes de assumir as rédeas do primeiro filme derivado da franquia Homem-Aranha

Da redação Publicado em 13/10/2009, às 11h00

Na semana passada, noticiou-se que Gary Ross assumirá direção e roteiro de Venom, primeiro spin-off da franquia Homem-Aranha. Agora, o nome de Ross aparece associado também a Matt Helm, projeto inicialmente desenvolvido por Steven Spielberg para os estúdios Paramount (antes do racha com a DreamWorks, companhia do cineasta).

Matt Helm é um personagem criado nos anos 60 pelo escritor Donald Hamilton. Agente do governo norte-americano, com experiência de campo na Segunda Guerra Mundial, ele passa a ser usado como máquina de matar inimigos do Estado. Já tiveram nome associado à adaptação cinematográfica George Clooney e Jon Hamm - a bola da vez é Bradley Cooper (Se Beber, Não Case).

O ator e cantor Dean Martin, um dos membros do Rat Pack, estrelou quatro filmes inspirados nas aventuras de Helm, entre 1966 e 1969. A opção, na época, foi pela veia satírica - não à toa, o personagem é listado como uma das inspirações de Mike Myers para Austin Powers. Em compensação, a nova leva de filmes (sim, o plano é iniciar nova franquia) deve ser mais sóbria, no estilo da série Bourne.

Para dirigir Harvey, filme sobre um homem que tem como amigo invisível um coelho de quase dois metros de altura, Spielberg pôs Matt Helm em banho-maria. Segundo o blog The Playlist, a direção do filme passou ao comando de Ross (Seabiscuit - Alma de Herói, Pleasentville - A Vida em Preto & Branco). Já o cineasta de E.T. - O Extraterrestre integrará o time de produtores.

Com enredo escrito por Paul Attanasio (roterista de Donnie Brasco e cocriador da série House), a produção deverá iniciar o trabalho no set em meados de 2010 - furando, portanto, a fila de Venom na lista de projetos de Ross.