Glenn Frey, guitarrista do Eagles, morre aos 67 anos

Músico de “Hotel California” não suportou as “complicações de uma artrite reumática, colite ulcerativa aguda e pneumonia”, disse a banda em comunicado

Rolling Stone EUA Publicado em 19/01/2016, às 10h21 - Atualizado às 14h01

Glenn Frey, do Eagles, em 2009
MediaPunch/AP

Glenn Frey, guitarrista do Eagles e integrante do Hall da Fama do Rock and Roll, morreu na última segunda, 18, aos 67 anos de idade. “É com o maior dos pesares que anunciamos a morte de nosso companheiro e fundador do Eagles, Glenn Frey, em Nova York, na segunda, 18 de janeiro de 2016”, escreveu a banda em comunicado.

Galeria: as 15 separações mais conturbadas do rock.

“Glenn batalhou contra complicações de uma artrite reumática, colite ulcerativa aguda e pneumonia”, acrescentou o grupo. “A família de Frey gostaria de agradecer a todos que se juntaram a Glenn para lutar esta luta, tiveram esperança e rezaram pela recuperação. Palavras não chegam perto de descrever nossa tristeza, nem nosso amor e respeito por tudo que ele deu a nós, à família dele, à comunidade musical e aos milhões de fãs ao redor do mundo.”

Frey recentemente sofreu de uma “reviravolta de problemas intestinais antigos, que irão requerer uma cirurgia importante e um prolongado período de recuperação”, anunciou o Eagles em novembro do ano passado – ocasião em adiaram a cerimônia em homenagem a eles no Kennedy Center Honors, que aconteceria em dezembro e foi remarcada para 2016.

Os 10 maiores álbuns duplos de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

“A colite e a pneumonia foram efeitos colaterais de todas [as medicações]”, disse o empresário do Eagles Irving Azoff ao The Wrap. “Ele morreu de complicações que surgiram de um úlcera e colite depois de ser tratado com drogas para a artrite reumática, doença que ele tem por mais de 15 anos.”

Em adição ao comunicado do Eagles – assinado pelos companheiros de banda de Frey, o empresário e a família dele –, o grupo também compartilhou a letra da música “It's Your World Now”, do próprio Eagles. A faixa foi cocomposta por Frey para o disco Long Road Out of Eden. “But first a kiss, one glass of wine/ Just one more dance while there's still time/ My one last wish: someday, you'll see/How hard I tried and how much you meant to me”, diz a poesia.

Frey deixa a esposa Cindy e os filhos Taylor, Deacon and Otis. Azoff disse ao The Wrap que a cerimônia do funeral de Frey está sendo planejada.