Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Grammy acrescenta três categorias e faz mudanças em jazz, música latina e R&B

As adições chegam depois que, no ano passado, foi feito um corte polêmico de 31 categorias

Rolling Stone EUA Publicado em 08/06/2012, às 14h16 - Atualizado às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AP
AP

O Grammy anunciou que acrescentou mais três prêmios, levando o número de categorias que reconhece a 81. Depois que a academia foi processada (a ação já foi arquivada) por ter eliminado a categoria de melhor álbum de jazz latino, no ano passado, o prêmio foi reinstaurado para a próxima edição do Grammy. A academia também adicionou troféus para melhor disco urbano contemporâneo e melhor compêndio de música clássica. Em 2011, foram eliminadas 31 categorias, enxugando o Grammy, que antes disso distribuía 109 prêmios.

As categorias de música latina sofrem alterações em 2013. A categoria de melhor álbum latino de pop, rock ou urbano foi dividida em duas: melhor álbum latino de pop e melhor álbum latino de rock, urbano ou alternativo. Melhor banda e disco norteño e melhor disco mexicano ou tejano agora é uma coisa só: melhor álbum musical mexicano. Além disso, na categoria clássica, melhor performance de pequeno elenco agora se chama melhor performance de elenco pequeno/música de câmara.

"Com o intuito único de garantir que o processo de premiação seja pertinente dentro do atual cenário musical, os membros do conselho continuam a demonstrar seu comprometimento apaixonado em manter a academia como uma organização relevante e atenta em nossa tão dinâmica comunidade musical", disse o CEO da Academia de Gravações Neil Portnow. "Todos os anos examinamos com cuidado a estrutura do prêmio, avaliando inclusive propostas, para desenvolver uma visão geral que serve de guia e garantir que seja mantido um processo equilibrado e viável, assim como prestigioso, para que continuemos a ser o maior e único prêmio reconhecido por nossos colegas da música.”

A edição 55 do Grammy acontece no dia 10 de fevereiro de 2013.