Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gravadora de Jack White, Third Man tenta ser primeira a tocar disco no espaço

Empresa produziu vitrola “compatível com o espaço”, chamada Icarus Craft, que pretende reproduzir a fala de Carl Sagan em Cosmos prensada em vinil de ouro

Rolling Stone EUA Publicado em 26/07/2016, às 16h39 - Atualizado às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack White e a vitrola “compatível com o espaço”, da Third Man Records, chamada Icarus Craft - Reprodução
Jack White e a vitrola “compatível com o espaço”, da Third Man Records, chamada Icarus Craft - Reprodução

Para comemorar o sétimo aniversário e a marca de 3 milhões de discos prensados da Third Man Records, Jack White planejou um evento no qual a gravadora tentará tocar o primeiro disco fonográfico no espaço. O anúncio foi feito na última segunda, 25.

Para alcançar o desejo, a Third Man está se juntando a Kevin Carrico – “que tem a NASA no sangue”, segundo comunicado – para criar a Icarus Craft, um toca-discos “compatível com o espaço” capaz de fazer rodar um vinil em uma nave, ou, no caso, um balão que alcança elevadas altitudes.

LEIA TAMBÉM

[Lista] Dez grandes influências de Jack White

[Arquivo] Lembre como foi o show de Jack White no Lollapalooza 2015

[Resenha] Jack White – Lazaretto (2014)

A gravação escolhida para ser reproduzida na missão, apropriadamente, é uma versão masterizada e prensada em vinil de ouro de 12 polegadas, do discurso de Carl Sagan, “A Glorious Dawn”, na série norte-americana dos anos 1980, Cosmos. Anteriormente, a Third Man já lançou a gravação como single de 7 polegadas, em 2009.

O SATINS (Students and Teachers in Near Space) vai ajudar a Third Man e Carrico na empreitada histórica. O projeto já tem data de lançamento, o próximo sábado, 30 de julho. Para celebrar, a Third Man Records planeja “festas de lançamento” nas lojas em Detroit e Nashville (nos Estados Unidos), com DJs, shows e uma edição limitada de cópias de “A Glorious Dream” em vinil de ouro de 12 polegadas.

No Instagram, a Third Man também compartilhou um vídeo em 3D da Icarus Craft e de como ela vai conseguir segurar e fazer girar um disco em baixa gravidade. Assista abaixo.

Meet the #IcarusCraft. This Saturday, we will reveal our attempt to play the 1st phonographic record in space! And not just any record... our 3 millionth pressing as a label: a gold-plated 12" of #CarlSagan's #AGloriousDawn. Learn more at thirdmanrecords.com... #thirdmanrecords #finalfrontier

A video posted by Third Man Records (@thirdmanrecordsofficial) on