Guitar Hero esperou três anos por "Smells Like Teen Spirit"

Quinto título da franquia de games terá avatar de Kurt Cobain; "Foi ótimo trabalhar com Courtney Love", disse Tim Riley, vice-presidente da Activision

Da redação Publicado em 27/08/2009, às 19h08

"Kurt Cobain é um dos líderes mais reconhecíveis do rock 'n' roll". Foi assim que a Activision, empresa responsável pela franquia de games Guitar Hero, explicou a importância do avatar do líder do Nirvana em Guitar Hero 5, em uma negociação que levou três anos.

A inclusão do frontman do Nirvana, morto em 1994, foi oficializada na última segunda-feira, 25, e veio com a notícia de que duas músicas da banda, ícone do grunge, estariam na lista de faixas do game. "Smells Like Teen Spirit" e uma versão ao vivo de "Lithium", tocada durante o festival Reading de 1992, na Inglaterra, foram as escolhidas.

Em entrevista ao site da Rolling Stone EUA, Tim Riley, vice-presidente da Activision, afirmou que para conseguir as faixas, foram três frentes de negociação: Courtney Love, viúva de Cobain e detentora do espólio do músico, Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, e Universal Publishing, que administra o catálogo da banda.

"'Smells Like Teen Spirit' é uma música que estava no topo da nossa lista de desejos desde o primeiro Guitar Hero", contou Riley. "Há muitas partes envolvidas em [uma movimentação] como essa. Mas isso foi um problema de tempo e não de resistência", afirmou o empresário, que disse ainda que a faixa "quase" entrou para o Guitar Hero: World Tour, mas só agora, depois de três anos de negociações, a empresa conseguiu fechar contrato.

Courtney participou da criação do avatar do ex-marido. "Ela nos forneceu algumas fotos e vídeos e sabia exatamente como queria o desenho de Kurt", disse Riley. "Ela escolheu as roupas e o corte de cabelo, que no final das contas saiu ao estilo de 'Teen Spirit', e depois fizemos algumas mudanças." A cantora chegou a fazer referência ao visual jovem e saudável do deus grego Adônis. E apesar da fama de difícil da líder do Hole, Riley afirmou que "foi ótimo trabalhar com ela".

Cotada como uma das melhores apresentações do Nirvana, o show de 1992 foi marcado com a entrada de Cobain em uma cadeira de rodas. A escolha pela versão ao vivo de "Lithium", no entanto, não foi por acaso: segundo Riley, a empresa não conseguiu encontrar a gravação original das bases da faixa.

Guitar Hero 5 chega às lojas no dia 1º de setembro com 85 faixas de 83 artistas, entre eles Sublime, Blur e Sonic Youth. Além de Kurt, os jogadores poderão encarnar outros astros do rock, como Johnny Cash, Jimi Hendrix, Shirley Manson, do Garbage, e Matt Bellamy, do Muse.

Band Hero

Até o final do ano, a Activision pretende ampliar a lista de títulos musicais. Além do já anunciado DJ Hero, deverá chegar às lojas a primeira edição do Band Hero, uma versão mais "familiar e pop" do Guitar Hero. Classificado lá fora como E10 - Plus (para jogadores a partir de 10 anos de idade; o Guitar Hero, por exemplo, é indicado para jovens a partir de 13 anos) terá versões virtuais de Taylor Swift, Adam Levine (Maroon 5) e dos integrantes do No Doubt.