Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 25 anos, Madonna iniciou sua primeira turnê pelos EUA

The Virgin Tour foi a prova de que a cantora ainda daria o que falar; "Like a Virgin", "Material Girl" e "Holiday" fizeram parte do setlist

Da redação Publicado em 10/04/2010, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AP
AP

Há exatos 25 anos, Madonna, então com 26 anos, pisava no palco de sua primeira turnê pela América do Norte, intitulada The Virgin Tour. Naquele momento, a cantora nem imaginava que aquele se tornaria um marco não só em sua carreira, como em todo universo pop. Só para ter uma ideia, o setlist da turnê contava com hits como "Like a Virgin", "Holiday", "Crazy For You" e "Material Girl".

No dia 10 de abril de 1985, Madonna abriu a turnê, em Seattle, com a música "Dress You Up", após o show de abertura dos Beastie Boys. A cantora passou por mais 39 cidades dos EUA e Canadá, encerrando a turnê no dia 11 de junho, em Nova York.

A The Virgin Tour teve como base os dois primeiros álbuns da cantora: Madonna, de 1983, e Like a Virgin, de 1984. A turnê originou o primeiro vídeo, em VHS, lançado pela cantora, por meio da gravadora Warner Music, em 1985 (disponível no site da Amazon.com). Um livro não-oficial também foi lançado, intitulado The Virgin Tour Book. Hoje uma raridade, a obra pode ser encontrada na internet - por valores que chegam a R$ 1.250.

Carreira

Depois de passar por duas bandas no começo dos anos 80, Breakfast Club e Emmy, Madonna gravou algumas músicas em uma fita cassete, que acabou chegando ao empresário de uma grande gravadora da época. Após o contrato fechado, Madonna lançou seu primeiro single, "Everybody", no fim de 1982. Em seguida, foi a vez dos hits "Burning Up" e "Holiday".

Em julho de 1983, o primeiro álbum da cantora foi lançado; em 1985, o disco chegou ao mercado internacional, com o título The First Album. O disco original vendeu mais de 5 milhões de cópias na época e alcançou a 8ª posição na Billboard 200, permanecendo por 168 semanas na parada. A primeira versão do disco conta com as faixas "Lucky Star", "Bordeline", "Burning Up", "I Know it", "Holiday", "Think of Me", "Physical Attraction" e "Everybody".

"Bordeline", primeiro single do disco, alcançou a 10ª posição no top 10 da Billboard. "Lucky Star" foi mais longe e conquistou a quarta posição no top 5. O clipe da música virou referência no mundo da moda. No vídeo, a artista aparece com uma roupa preta, luvas nas mãos, laço de fita na cabeça, barriga de fora, bota e calça legging. O sucesso foi tão grande que, na época, Madonna lançou a grife Wazoo, que vendia roupas como as que ela vestia no clipe.

Madonna é universal

Não demorou muito para um single de Madonna alcançar sucesso internacional. Foi o que aconteceu com "Like a Virgin", de 1984.

Grande parte do sucesso se deve à primeira apresentação ao vivo do hit, em setembro de 1984, durante a primeira cerimônia do MTV Video Music Awards. No show, Madonna surgiu vestida de noiva, em cima de um enorme bolo de casamento, realizando uma performance nada convencional para os padrões da época.

"Like a Virgin" se tornou a faixa-título do segundo álbum da cantora, lançado em novembro do mesmo ano. O disco, que conta também com "Material Girl", "Angel", "Dress You Up", "Love Don't Live Here Anymore", "Shoo-Bee-Doo", "Pretender" e "Stay", foi um dos mais vendidos da cantora, passando das 10 milhões de cópias. Like a Virgin permaneceu três semanas consecutivas no topo da Billboard 200.

Foi então que, no ano seguinte, a cantora se preparou para realizar a The Virgin Tour, de abril a junho de 1985.

Apenas três músicas do setlist da turnê não fazem parte dos dois primeiros álbuns de Madonna. "Into de Groove" foi posteriormente incluída em algumas reedições de Like a Virgin, além das compilações You Can Dance, de 1986, e The Immaculate Collection, de 1989.

Já "Crazy For You" foi lançada para o filme Em Busca da Vitória, mas também apareceu, em versão remixada, em The Immaculate Collection. No final de 1995, a música foi incluída na compilação de baladas Something to Remember. "Gambler" foi divulgada como segundo single da trilha de Em Busca da Vitória.

A The Virgin Tour foi apenas o início de uma carreira que, anos depois, renderia a Madonna o título de Rainha do Pop. Hoje ela acumula nove turnês, 14 álbuns de estúdio, cinco complicações, dois álbuns ao vivo, um disco de remixes, 10 DVDs, 99 vídeos oficiais, mais de 60 prêmios, além da participação em 20 filmes e a direção de um longa.

Confira abaixo o setlist completo da The Virgin Tour, além de alguns vídeos da apresentação e o clipe oficial de Material Girl:

1 - "Dress You Up"

2 - "Holiday"

3 - "Into the Groove"

4 - "Everybody"

5 - "Angel"

6 - "Gambler"

7 - "Borderline"

8 - "Lucky Star"

9 - "Crazy for You"

10 - "Over and Over"

11 - "Burning Up"

12 - "Like a Virgin"

13 - "Material Girl"