Pulse

Há 27 anos, tributo a Freddie Mercury reuniu Metallica, Guns N’ Roses, Led Zeppelin e outros artistas

72 mil pessoas compareceram a concerto para arrecadar fundos para lutar contra a AIDS

Redação Publicado em 20/04/2019, às 11h00

None
Freddie Mercury, ex-frontman do Queen (Foto: Ap)

Em novembro de 1991, Freddie Mercury perdeu uma longa batalha para AIDS. A morte do vocalista do Queen causou comoção em seus fãs e colegas de profissão.

Cinco meses depois, em 20 de abril de 1992 - exatamente 27 anos atrás-, aconteceu o A Concert For Life: The Freddie Mercury Tribute Concert for AIDS Awareness(Um Show Pela Vida: O Tributo a Freddie Mercury pela Consciência da AIDS) no Wembley Stadium. Os 72 mil ingressos disponibilizados para a apresentação foram vendidos em apenas três horas, e sem o line-up divulgado.

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram 

O concerto beneficente teve o objetivo de arrecadar fundos para o The Mercury Phoenix Trust, uma organização de caridade para ajudar portadores do vírus a mantê-lo sob controle. Diversos grandes artistas participaram da causa e se apresentaram no concerto.

O show foi dividido em dois atos. No primeiro, apresentaram-se Metallica, Extreme,Def Leppard e Guns N’ Roses, em tributos ao Queen.

No segundo, o próprio Queen se apresentou com diversos convidados: Elton John, Roger Daltrey (The Who), Tony Iommi (Black Sabbath), David Bowie, Mick Ronson (Spiders From Mars), James Hetfield (Metallica), George MichaelPaul YoungRobert Plant (Led Zeppelin),  Phil Collen (Def Leppard), Axl Rose e Slash (Guns N’ Roses), entre outros.

Posteriormente, o concerto foi transformado em VHS, e uma edição especial em DVD foi lançada em 2002. Em 2013, a versão remasterizada chegou em Blu-Ray. Trechos da apresentação também podem ser vistos no documentário A Year and a Half in the Life of Metallica (Um Ano e Meio na Vida do Metallica), de 1992. 

Entrevista RS: Di Ferrero fala sobre música pop, vida pós-NX Zero e projeto engavetado com Emicida: