Hamlet ganhará versão em 3D

Público infanto-juvenil é alvo da adaptação shakespeariana, que promete aplicar a nova tecnologia em bolas de fogo e lutas de espada

Da redação Publicado em 13/08/2009, às 15h49

Hamlet, uma das obras clássicas do dramaturgo inglês William Shakespeare, ganhará filme em 3D, informou a edição online da revista Variety.

O público-alvo será o mesmo de franquias como Harry Potter e High School Musical. John Godber - dramaturgo britânico que já levou ao teatro montagens de Laranja Mecânica, nos anos 70, e Moby Dick, em 2002 - vai dirigir. Outras cinco obras, baseadas em musicais da companhia de teatro britânica Shakespeare 4 Kidz, também devem ganhar releitura em três dimensões: MacBeth, Romeu & Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, A Tempestade e Noite de Reis.

Os três primeiros filmes partirão do orçamento de US$ 10 milhões e serão produzidos ao longo dos próximos 18 meses, com locações nos Estados Unidos e Canadá.

Junto às produções, a Elsinone Films, responsável pelo lançamento em 3D, trabalhará em Movie Quest - A Romeo 4 Juliet, reality show que pretende encontrar dois novatos para interpretar o casal Romeu e Julieta.

O tratamento em 3D para Hamlet poderá incluir um fantasma (no caso, o do pai do príncipe dinamarquês que dá título à obra), luta de espadas e bolas de fogo - todos com a impressão de acontecer a um palmo de distância da plateia.

Outra encarnação da peça de Shakespeare, concebida há mais de 400 anos, terá Emile Hirsch (Speed Racer, Taking Woodstock) no papel do príncipe atormentado pelo casamento da mãe com o assassino (e também irmão) de seu pai, o rei da Dinamarca. A direção ficará a cargo de Catherine Hardwicke, de Crepúsculo.