Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band enfim ganha certificado de Disco de Platina

Lançado em 1967, o oitavo álbum dos Beatles vendeu 5,1 milhões de cópias no Reino Unido

Rolling Stone EUA Publicado em 03/09/2013, às 13h45 - Atualizado às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Reprodução
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Reprodução

Treze álbuns dos Beatles, incluindo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, além de trabalhos de Bob Dylan a Marvin Gaye, receberão finalmente o certificado de Disco de Platina no Reino Unido. A medida só foi possível após uma mudança no regulamento da Indústria Fonográfica Britânica.

Galeria: dez grandes parcerias do rock and roll

Antigamente, a BPI (sigla para o nome em inglês British Phonographic Industry) só emitia os prêmios de vendagens de disco de ouro, prata e platina quando uma gravadora fazia o pedido, agora, isso mudou e a empresa produzirá o prêmio automaticamente que um álbum ultrapassar as marcas de 60 mil, 100 mil e 300 mil cópias, respectivamente, no Reino Unido.

Galeria: leilões bizarros - de impressão digital de Elvis a seios de Katy Perry

Ainda que o reconhecimento pelas vendas desde o lançamento dos discos seja interessante, os novos certificados da BPI só contabilizarão os discos vendidos a partir de 1994. Se fosse assim, com os 5,1 milhões de cópias vendidas, Sgt. Pepper’s receberia um certificado de 17 discos de platina, ao invés do disco triplo que receberá pelas 900 mil cópias vendidas desde 1994.

Por que o sonho acabou: os bastidores da saga dos Beatles – e as forças que esfacelaram a maior banda de todos os tempos.

Os Beatles e o próprio Paul McCartney agora têm a chance de testar a força neste novo sistema, com os próximos lançamentos. Do Quarteto de Liverpool virá mais um álbum de gravações inéditas registradas pela rádio britânica BBC durante os anos 60, em novembro; já Paul promete o novo disco, New, para 15 de outubro.