Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Indicação de Minari a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro causa polêmica; entenda

Essencialmente norte-americano, longa foi classificado como estrangeiro

Redação Publicado em 28/12/2020, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Reprodução/A24)
(Foto: Reprodução/A24)

Minari, aclamado pela crítica e uma dos lançamentos favoritos do ano, foi alvo de polêmica por indicação no Globo de Ouro. O filme conta a história de uma família coreana que se muda para o interior do Arkansas em busca do sonho americano, e foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro.

O motivo da polêmica foi a natureza da indicação, que impossibilita que o filme também seja indicado para Melhor Filme, segundo diretrizes do Globo de Ouro. Apesar dos diálogos serem majoritariamente coreanos, Minari é um filme norte-americano: produzido pelo estúdio A24, escrito e dirigido pelo norte-americano Lee Isaac Chung, filmado nos Estados Unidos e estrelado pelo ator Steven Yeun (descendente de coreanos e norte-americanos).

+++LEIA MAIS: 5 filmes coreanos horripilantes para assistir - incluindo ‘Parasita’

Conforme apurado pelo The Los Angeles Times, as regras da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood classificam um filme como produção estrangeira se o mesmo tiver mais de 50% dos diálogos em língua diferente do inglês. A Associação confirmou a indicação de Minari na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na última terça-feira (22/12), gerando debates.

Filmes como Bastardos Inglórios, Me Chame Pelo Seu Nome e Babel concorreram na categoria principal da premiação, ainda que possuíssem diálogos em outras línguas. A diretora Lulu Wang comentou sobre a indicação nas redes sociais: “Eu não vi um filme mais americano do que Minari este ano. É a história de uma família de imigrantes nos Estados Unidos, buscando o sonho americano. Nós precisamos mudar essas regras antiquadas que dizem que na América só se fala inglês.”

+++LEIA MAIS: Os 10 filmes mais buscados pelos brasileiros no Google em 2020: De Pantera Negra a Parasita

Após Parasita fazer história no Oscar como o primeiro filme em língua não inglesa a ganhar a categoria principal da premiação, Minari ainda pode concorrer a Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, já que a regra não se aplica à premiação.


+++ CYNTHIA LUZ: 'A GENTE PRECISA OUVIR A VOZ DAS PESSOAS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL