Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Se Beber, Não Case! Parte III encerra saga da matilha de maneira adequada, mas sem a empolgação inicial

Conclusão da trilogia abandona parte rota da fórmula em troca de exagero e inúmeras autorreferências

Gus Lanzetta Publicado em 30/05/2013, às 12h14 - Atualizado às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Se Beber Não Case Parte III - Divulgação
Se Beber Não Case Parte III - Divulgação

A primeira continuação de Se Beber, Não Case! pecava por repetir toda a trama do filme anterior. Já Se Beber, Não Case – Parte III, que acaba de chegar aos cinemas no Brasil, joga fora toda a planta da trama que vimos nos dois primeiros longas, ainda que mantenha a estrutura quase idêntica.

Desta vez não há perda de memória, bebedeira e nem um casamento como estopim da reunião dos personagens. Na verdade, tudo começa com um velório e uma jornada a uma clínica de reabilitação, uma nada sutil guinada de valores, que na verdade serve apenas para deixar o começo do filme um pouco diferente.

A produção introduz John Goodman como um antagonista meio genérico e sem muito ímpeto. Ele é apenas mais uma força externa dos deuses do cinema que chega para manter Ed Helms, Zach Galifianakis e Bradley Cooper fazendo o que sempre fizeram na série. As motivações de Goodman podem ser meio superficiais e nunca o foco real da trama, porém a ameaça dele ao grupo é tangível e serve de desculpa para botar o trio em uma série de encontros (e reencontros) trash. Há mais invasões de propriedade, roubos, mortes e animais em Se Beber, Não Case! - Parte III do que em qualquer outro filme da série (dá para arriscar dizer que em qualquer outra comédia norte-americana deste ano).

O clima de “enfiar o pé na jaca”, mais do que comum para a “matilha”, permeia todo o filme, desde as tramas criminosas que envolvem o trio de protagonistas até a quantidade de retornos e referências a personagens da série e locações do primeiro filme. Nesse universo, todas as estradas levam para Las Vegas, que continua sendo a cidade perfeita para as ideias malucas dos roteiristas.

Entrevistas: elenco fala sobre Se Beber, Não Case – Parte III.

A alma dos filmes de Phillips continua sendo a atmosfera de fraternidade entre universitários bêbados e entusiasmados, e este longa acaba prestando uma boa homenagem ao melhor deles, o primeiro Se Beber.... Porém, ele é mais competente em ser um lembrete do que aquele filme fez do que em ser uma comédia boa por si só. Há mais risadas do que em Parte II, e não há a sensação de que o público está sendo insultado por uma reciclagem. Para quem ainda tem boas memórias do primeiro filme e não desistiu de Phillips depois de Se Beber II é interessante acompanhar o clima de festa de formatura desses “frat boys” – mas está na hora de parar, antes que a saga acabe se transformando em série de eventos bizarros que a maioria de nós vai querer esquecer.