Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

J. K. Rowling foi privada de prêmio por "promover feitiçaria"

Políticos da administração Bush recusaram honraria à autora de Harry Potter

Da redação Publicado em 30/09/2009, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A britânica J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, foi privada de receber um prêmio honorífico do governo norte-americano, porque políticos da bancada de George W. Bush acreditavam que ela "incentivava a bruxaria".

A revelação foi feita por Matt Latimer, antigo autor dos discursos públicos de Bush, em seu livro Speechless: Tales of a White House Survivor (Sem Palavras: Histórias de um Sobrevivente da Casa Branca, em tradução livre - ainda não há versão em português).

Segundo ele, Rowling estava cotada a receber o Presidential Medal of Freedom, o prêmio mais importante dado a um civil pelos Estados Unidos. A condecoração reconhece indivíduos que tenham feito alguma contribuição notória à segurança ou aos interesses nacionais do país, à paz mundial, à cultura ou outros empenhos de proporção pública ou privada.

De acordo com o site da BBC News, Latimer afirma que o "pensamento reduzido" de alguns membros da administração Bush não permitiu a entrega do prêmio a Rowling. Ele conta, ainda, que o senador Edward Kennedy, morto em agosto deste ano, também foi privado do privilégio, porque ele foi considerado "liberal demais".

Caso recebesse o prêmio, Rowling se uniria a um rol integrado pelos escritores John Steinbeck (vencedor do Nobel de Literatura em 1962) e Harper Lee (autora de O Sol é Para Todos, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer de 1961). Graças à saga de Harry Potter, estreada em 1997, a britânica recebeu mais de 11 prêmios (entre honrarias e homenagens), incluindo a nomeação a Officer of the British Empire, dado pela Rainha Elizabeth, tornando-se Lady J. K. Rowling, em junho de 2000.