Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jairo Goldflus explora o cotidiano do metrô dos EUA em novo livro

You Are Not Here chegou na última semana como a terceira obra do renomado fotógrafo brasileiro

Redação Publicado em 04/10/2017, às 15h44 - Atualizado às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jairo Goldflus - Reprodução/Facebook
Jairo Goldflus - Reprodução/Facebook

O fotógrafo Jairo Goldflus, conhecido pelo trabalho no universo da moda com diversas personalidades brasileiras e internacionais, lançou o terceiro livro da carreira, You Are Not Here (Editora do Autor, R$ 160), na última quarta, 27. O mais novo projeto dele foge da área em que ganhou notoriedade e explora o cotidiano do metrô de Nova York, nos Estados Unidos.

Em 689 dias, Goldflus engatou em viagens apaixonadas no transporte público norte-americano, em que retratou 1.500 pessoas, sempre usando o mesmo ângulo. Destas, 456 fotos podem ser vistas no livro, que foi inteiramente realizado com um celular. De todos, apenas dois personagens perceberam que estavam sendo alvo das lentes do fotógrafo.

“Olhar é como invadir o espaço privado. Em Nova York, existe essa etiqueta social de não se intrometer na vida do outro. Lá, o metrô é um espaço de pausa, todo mundo parece concentrado no que vai fazer depois. Em São Paulo, esse ensaio seria impossível. As pessoas olham, querem puxar conversa, elas perceberiam”, opina Goldflus, em um comunicado enviado à imprensa.

Na obra, ele transformou padrões de comportamentos em séries, editadas no livro com a ajuda de Marcos Medeiros, que assina a direção de arte, e de André Kassu, autor dos textos. O resultado são fotografias de pessoas lendo, no celular, dormindo, entre outros. Mas quase sempre ausentes — o que inspirou o decidido nome You Are Not Here.