Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jason Noble, vocalista do Rodan, morre aos 40 anos

O influente músico, que fundou também o Rachel’s e o Shipping News, sofria de um tipo raro de câncer

Rolling Stone EUA Publicado em 06/08/2012, às 15h48 - Atualizado às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jason Noble - Reprodução / Site Oficial
Jason Noble - Reprodução / Site Oficial

O influente músico indie Jason Noble, das bandas Rodan, Rachel’s e Shipping News, morreu de câncer na cidade de Bethesda, no leste dos Estados Unidos, segundo afirmou sua família pela internet. Ele tinha 40 anos e foi diagnosticado em 2009 com sarcoma sinovial, um tipo raro de tumor que afeta tecidos como articulações e tendões.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Surgido na cena musical de Louisville, no estado norte-americano de Kentucky, Noble foi o principal vocalista e guitarrista do Rodan, que ele mesmo formou em 1992. Com um som art-punk dinâmico, a banda e o Slint, do mesmo local, influenciaram bastante a música pós-hardcore dos anos 90. O Rodan, no entanto, lançou apenas um álbum, Rusty (1994) antes de se separar no ano seguinte.

Depois desta banda, Noble ajudou a fundar o Rachel’s, que misturou elementos orquestrais como viola, violoncelo, trombetas e piano com guitarra, baixo elétrico e outros instrumentos tradicionalmente ligados ao rock. O grupo lançou cinco discos de estúdio, sendo o último em 2003, Systems/Layers. Noble também se reencontrou com o guitarrista do Rodan, Jeff Mueller, para gravar quatro álbuns sob a alcunha de Shipping News.

O músico será cremado em Maryland nesta semana, e os familiares planejam “uma grande encontro para celebrar a vida de Jason” nas próximas semanas. Para mais informações, visite o site oficial de Noble .