Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jennifer Lopez faz polêmica apresentação em aniversário de líder autoritário do Turcomenistão

Cantora se defende das críticas ao dizer que desconhecia que o país enfrentava problemas relacionados à violação de direitos humanos

Rolling Stone EUA Publicado em 01/07/2013, às 08h43 - Atualizado em 02/07/2013, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jennifer Lopez - AP
Jennifer Lopez - AP

Jennifer Lopez se apresentou na noite de sábado, 29, para o presidente do Turcomenistão, país descrito pela ONG Human Rights Watch como um dos mais repressivos do mundo. De acordo com o jornal The Guardian, após um pedido de última hora feito pelos anfitriões, J. Lo cantou “Happy Birthday” para o presidente Gurbanguly Berdymukhamedov durante a performance.

O show foi realizado durante a festa de comemoração do 56º aniversário de Berdymukhamedov em um resort de Avanza, zona turística do país localizada na costa do Mar Cáspio. O evento foi organizado pela empresa chinesa semiestatal de extração de petróleo China National Petroleum Corporation, que alega ser a responsável pela visita da cantora.

Em relatório de 2012, a Human Rights Watch, organização não-governamental voltada aos direitos humanos, retrata Berdymukhamedov como um líder autoritário que limitou o acesso à informação no país e a possibilidade de os cidadãos saírem de lá.

“O país permanece fechado para uma análise independente. A mídia e a liberdade religiosa são alvos de restrições draconianas. Os defensores dos direitos humanos enfrentam uma ameaça constante de represália do governo”, diz o relatório. “O Comitê das Nações Unidas expressou a preocupação por conta da tortura generalizada, dos maus-tratos e dos desaparecimentos forçados sob custódia.“

Em declaração à agência Associated Press, um representante disse que J. Lo nunca se apresentaria no Turcomenistão se ela soubesse dos problemas relacionados a direitos humanos enfrentados no país.