Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jewel Akens, do hit "The Birds And The Bees", morre aos 72 anos

Nascido no Texas, cantor fez sua carreira meteórica em Los Angeles durante os anos 60

Redação Publicado em 04/03/2013, às 11h21 - Atualizado às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jewel Akens - Reprodução
Jewel Akens - Reprodução

Jewel Akens, conhecido por ter chegado terceiro lugar na parada Hot 100 com "The Birds And The Bees", em 1965, morreu na última sexta-feira, 1º, em um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos, informou o site Oldies Music. A causa da morte do músico, que tinha 72 anos, não foi informada.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em Houston, no Texas, em 1940, ele se mudou para Los Angeles com a família. E, foi lá, que despertou seu interesse pela música. O nome curioso, que significa "joia", em português, lhe foi dado porque sua mãe esperava uma menina.

Na cidade da costa oeste, Jewel fundou o grupo chamado Four Dots, em 1959. Com Eddie Daniels, um ano depois, ele formou a dupla Astro-Jets. Sua grande chance veio depois de gravar com o The Turnarounds, na gravadora Era Records.

O selo decidiu dar a Jewel a chance de gravar um disco solo e veio "The Birds And The Bees", seu maior sucesso, contudo. Depois dele, o single "Georgie Porgie" chegou apenas ao 65º lugar, em 1965. "It's The Only Way To Fly" completou a queda, alcançando o 120º.

Ainda que tenha permanecido com a aura de one-hit wonder, Jewel se manteve fazendo turnês até o fim da vida.