J.K. Rowling ganha biografia em quadrinhos

Além da autora de Harry Potter, Stephenie Meyer, da saga Crepúsculo, também vai virar personagem de HQ

Da redação Publicado em 10/09/2009, às 11h31

J.K. Rowling, a mente por trás das franquia Harry Potter, ganhará biografia em quadrinhos, em dezembro, pela Bluewater Productions.

A editora também se prepara para lançar, um mês antes, a graphic novel que dará conta da história de vida de Stephenie Meyer, autora de outra saga teen com poder de fogo no mercado: Crepúsculo.

As biografias das escritoras foram enquadradas na categoria "Best Seller" da popular série Female Force (força feminina), que já retratou Michelle Obama (primeira-dama dos EUA), Sarah Palin (candidata republicana à vice-presidência, em chapa com John Cain, na recente eleição norte-americana) e Hilary Clinton (secretária de Estado do país).

Mais recente anúncio da Bluewater, a biografia de Rowling abordará "a história de uma mulher que recebia assistência financeira do governo" para se transformar "uma das escritoras mais reconhecidas do mundo". Que passou, enfim, "dos trapos às riquezas", segundo nota divulgada à imprensa internacional.

A HQ tem autoria de Adam Gragg e desenhos por Matthew Filer; Joshua Labello cuidou da arte da capa. Serão dois formatos nas prateleiras: o padrão, de 23 páginas (a custo de US$ 3,99), e a edição de colecionador, com o dobro do tamanho (US$ 6,99).

"Ela é uma mulher notável e multidimensional", Gragg tietou a biografada. "Aprender quem ela é e como lutou para ter sucesso foi uma experiência realmente inspiradora. Doze editoras a rejeitaram. Se não fosse pela filha de uma editora britânica que gostou do primeiro capítulo de Pedra Filosofal, nós poderíamos nunca ter conhecido Harry Potter."

Já o gibi de Meyer, anunciado no mês passado e previsto para novembro, será narrado por um vampiro. A idealizadora do sanguessuga Edward (vivido, na versão cinematográfica, por Robert Pattinson) e da jovem Bella (Kristen Stewart) terá sua trajetória contada sob ótica "muito divertida, respeitosa e única", assegurou Darren G. Davis, presidente da Bluewater.

A editora vai anunciar, em breve, duas novas autoras para integrar a série "Best Seller". Algumas sob consideração são Virginia Woolf e Beatrix Potter, autoras mortas no século passado, e as veteranas Anne Rice (criadora do vampiro Lestat) e Toni Morrison (Nobel de 1993).

O cardápio da Bluewater é vasto: entre os lançamentos recentes, estão obras baseadas nos Beatles e no senador Ted Kennedy, morto mês passado.