Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Joan Jett e Lita Ford estão entre as maiores guitarristas do rock

Poison Ivy, do Cramps, e Kelley Deal, do Breeders, estão em lista compilada por revista norte-americana

Da redação Publicado em 25/08/2009, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O site da revista norte-americana Elle selecionou as 12 maiores guitarristas do rock. Sem ordem de classificação, a lista traz nomes como Joan Jett e Lita Ford, ambas da extinta banda Runaways, e Poison Ivy, do Cramps.

A relação de nomes foi criada a partir do recente lançamento do documentário It Might Get Loud (previsto para outubro no Brasil), que tem como protagonistas os guitarristas Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (White Stripes, Dead Weather e Raconteurs).

"Os homens gostam de ouvir a si mesmos. As mulheres guitarristas parecem ser mais orientadas nas canções", comentou Kelley Deal, do Breeders, também presente na lista. "O que elas escolhem tocar contribui para fazer uma música melhor, não apenas enchendo ela de riffs por cima de tudo. É uma relação mais profunda."

O rol traz ainda veteranas como Nancy Wilson, do Heart, e novatas, como a australiana Orianthi. A dobradinha das Runaways serve, inclusive, de recordação aos leitores sobre a cinebiografia da banda, encabeçada pela diretora Flora Sigismondi. No filme, Kristen Stewart (Crepúsculo) e Scout Taylor-Compton (Halloween - O Início) interpretam, respectivamente, Jett e Ford, enquanto Dakota Fanning fica com o papel da vocalista Cherie Currie.

Confira a lista das melhores guitarristas segundo a revista Elle:

Joan Jett

Lita Ford

Nancy Wilson

Jennifer Batten

Donita Sparks

Kelley Deal

Carrie Brownstein

Poison Ivy

Ruyter Suys

The Great Kat

Marnie Stern

Orianthi