Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Praça da Espanha será batizada de Joe Strummer em homenagem ao músico do The Clash

Vocalista e guitarrista, morto em 2002, visitava frequentemente Granada desde 1970

Rolling Stone EUA Publicado em 17/01/2013, às 10h55 - Atualizado às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Strummer - AP
Joe Strummer - AP

Joe Strummer será homenageado em Granada, na Espanha, com uma praça que receberá seu nome. Isso aconteceu depois da realização de um abaixo-assinado no Facebook com mais de 2 mil assinaturas de moradores da cidade que convenceu os funcionários municipais, reporta a BBC.

A Fúria e a Força do Clash: Como a raiva que alimentou a única banda que fazia a diferença também a destruiu

A campanha para renomear a praça, agora chamada de Plaza de Joe Strummer, começou com uma associação de vizinhos e ganhou apoio de alguns partidos políticos. "Foi um movimento popular", disse Daniel Galan, funcionário da prefeitura da cidade de Granada. "A conexão entre Joe e esta cidade é bem conhecida e as pessoas ainda lembram-se dele. Existem aqui alguns amigos dele que vinham para cá e agora moram na cidade."

Strummer, que morreu em 2002, era um visitante frequente. Ele frequentava o local com a namorada espanhola Paloma Romero (que depois virou baterista da banda The Slits sob o nome Palmolive), em 1970, e citando o nome da cidade na música "Spanish Bombs", do clássico disco London Calling.

A lenda do punk chegou a se envolver com uma banda local chamada 091 depois de ouvi-los em um jukebox de bar e, eventualmente, produziu um disco deles em Madrid.

Um dos grupos políticos que apoiou a mudança de nome foi o partido Trabalhadores Socialistas da Espanha, cujo porta-voz disse que Strummer ajudou a espalhar o nome de Granada pelo mundo e encarnava uma "atmosfera de juventude, rebelião, noite e rock".