Praça da Espanha será batizada de Joe Strummer em homenagem ao músico do The Clash

Vocalista e guitarrista, morto em 2002, visitava frequentemente Granada desde 1970

Rolling Stone EUA Publicado em 17/01/2013, às 10h55 - Atualizado às 13h42

Joe Strummer
AP

Joe Strummer será homenageado em Granada, na Espanha, com uma praça que receberá seu nome. Isso aconteceu depois da realização de um abaixo-assinado no Facebook com mais de 2 mil assinaturas de moradores da cidade que convenceu os funcionários municipais, reporta a BBC.

A Fúria e a Força do Clash: Como a raiva que alimentou a única banda que fazia a diferença também a destruiu

A campanha para renomear a praça, agora chamada de Plaza de Joe Strummer, começou com uma associação de vizinhos e ganhou apoio de alguns partidos políticos. "Foi um movimento popular", disse Daniel Galan, funcionário da prefeitura da cidade de Granada. "A conexão entre Joe e esta cidade é bem conhecida e as pessoas ainda lembram-se dele. Existem aqui alguns amigos dele que vinham para cá e agora moram na cidade."

Strummer, que morreu em 2002, era um visitante frequente. Ele frequentava o local com a namorada espanhola Paloma Romero (que depois virou baterista da banda The Slits sob o nome Palmolive), em 1970, e citando o nome da cidade na música "Spanish Bombs", do clássico disco London Calling.

A lenda do punk chegou a se envolver com uma banda local chamada 091 depois de ouvi-los em um jukebox de bar e, eventualmente, produziu um disco deles em Madrid.

Um dos grupos políticos que apoiou a mudança de nome foi o partido Trabalhadores Socialistas da Espanha, cujo porta-voz disse que Strummer ajudou a espalhar o nome de Granada pelo mundo e encarnava uma "atmosfera de juventude, rebelião, noite e rock".