Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Dankworth morre aos 82 anos

Lenda do jazz britânico, Dankworth escreveu o tema de abertura de Os Vingadores, clássica série de TV dos anos 60

Da redação Publicado em 08/02/2010, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O saxofonista Sir John Dankworth, um dos principais nomes do jazz britânico, morreu no último sábado, 6, aos 82 anos, informou seu agente.

A morte foi anunciada pela cantora de jazz Cleo Laine, com quem Dankworth era casado desde 1958. Depois de dias doente, o maestro morreu no hospital. No entanto, a causa da morte não foi revelada.

Dankworth trabalhou de perto com outros nomes legendários do jazz, como Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Oscar Peterson. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o tema de abertura de Os Vingadores (1961-1969), clássica série de TV que narrava as aventuras de dois agentes secretos.

Nascido em 1927, no condado de Essex, sudeste da Inglaterra, Dankworth iniciou a carreira musical tocando um clarinete que ganhou da mãe. Depois, aos 17 anos, entrou para a Academia Real de Música, em Londres.

Inspirado pelo saxofonista de jazz americano Charlie Parker, Dankworth posteriormente migrou para o saxofone. Ele recebeu o título de Sir em 2006, pela Rainha Elizabeth II, devido aos serviços prestados à música.

Dankworth deixou dois filhos, Alec e Jacqui, do casamento com Cleo Laine. Ambos seguiram a carreira do pai. Juntos, Dankworth e Laine fundaram a Wavendon Allmusic Plan, uma organização de caridade voltada para educação musical.