Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jornalista croata processa Angelina Jolie por plágio

James Braddock afirma que In the Land of Blood and Honey tem enredo baseado, sem autorização, no livro The Soul Shattering

Redação Publicado em 06/12/2011, às 11h47 - Atualizado às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Angelina Jolie, durante as filmagens de <i>In the Land of Blood and Honey</i> - Foto: Reprodução/Collider
Angelina Jolie, durante as filmagens de <i>In the Land of Blood and Honey</i> - Foto: Reprodução/Collider

Angelina Jolie não tem tido sorte com seu novo filme, In the Land of Blood and Honey, o primeiro longa-metragem de ficção dirigido pela atriz. Segundo informou o site da revista The Hollywood Reporter, ela está sofrendo processo de um jornalista croata que alega que a produção pega emprestado muito do enredo de seu livro, lançado em 2007.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

No ano passado, o filme passou por diversos problemas, tendo até cancelada a permissão para a gravação por parte do governo local (a imprensa sustentou que o projeto narrava a história de amor entre uma mulher muçulmana violentada e seu agressor sérvio, informações negadas pela equipe do filme; relembre aqui).

Agora, James Braddock, também conhecido como Josip Knezevic, está processando Jolie e os produtores do filme em Illinois, sustentando que In the Land of Blood and Honey viola os direitos autorais de seu livro, The Soul Shattering. Os dois trabalhos, ele diz, são baseados na guerra da Bósnia e Herzegovina e apresentam uma personagem feminina que é raptada, presa e estuprada por soldados, assim como conta com um comandante sérvio que se apaixona pela mulher e a ajuda a escapar.

Além disso, Braddock afirma que se encontrou diversas vezes, em 2007 e 2008, com um produtor que trabalhou com Jolie para discutir a adaptação de seu livro em um filme – tendo, posteriormente, mantido contato com ele via e-mail e mensagens de texto ao longo dos dois anos seguintes. Edin Sarkic, o produtor em questão, é um cineasta bósnio que auxiliou Jolie a conseguir permissão para rodar o longa-metragem em Sarajevo.

Zana Marjanovic, Rade Serbedzija e Goran Kostic integram o elenco e In the Land of Blood and Honey deve estrear em 23 de dezembro, nos Estados Unidos.