José Saramago ganha exposição

Mostra com fotos, instalações em vídeo e áudios com o autor lendo suas obras chega ao Brasil em 2009

Da redação Publicado em 03/08/2008, às 15h28

Uma exposição sobre o escritor português José Saramago estreará no Brasil no início de 2009, ainda sem data definida. José Saramago - A Consistência dos Sonhos estará em cartaz no instituto Tomie Otha
AP

Uma exposição sobre o escritor português José Saramago estreará no Brasil no início de 2009, ainda sem data definida. José Saramago - A Consistência dos Sonhos estará em cartaz no instituto Tomie Othake, e mostrará a vida do Nobel de Literatura através de fotos e vídeos.

A exposição é a mesma apresentada no Palácio da Ajuda, em Portugal. Além das fotos e os vídeos, haverá áudios com o próprio autor lendo suas obras. Documentos e manuscritos também serão exibidos.

O prêmio Nobel, ganho em 1998 por Saramago, será tema de uma sala exclusiva da mostra. Quando o venceu, o autor português já havia publicado clássicos como Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a Cegueira, que foi adaptado para o cinema pelo brasileiro Fernando Meirelles, com estréia prevista para agosto.