Keane confirma parceria com Kanye West

Banda britânica e rapper norte-americano já gravaram uma faixa, disse frontman do grupo

Da redação Publicado em 20/07/2009, às 14h59

Kanye West é o novo parceiro musical do Keane, confirmou Tom Chaplin, vocalista do grupo britânico, à edição online da NME. Rapper e banda se conheceram no fim do ano passado, num estúdio em Paris. De cara, bateu a química, como explicou à rádio BBC 6 Music o baterista Richard Hughes, em dezembro. "Nós aparecemos para dizer olá porque ele sempre escreveu coisas legais sobre nós, no blog dele."

Na ocasião, Hughes manifestou que talvez eles se juntassem "para fazer um EP, batizá-lo 'Keane-ye' ou algo do gênero". A parceria já está rolando: de acordo com Chaplin, recentemente, o grupo (que esteve no Brasil em março) passou um dia no estúdio com o norte-americano, em sessão que rendeu uma música, ainda não finalizada. O lançamento deve ocorrer até o fim do ano.

"Trabalhamos com Kanye apenas uma noite, mas esperamos produzir mais material com eles nas próximas semanas", afirmou Chaplin. "Mas ele obviamente é um homem ocupado, e nós estamos bastante atarefados no momento."

A tietagem é recíprocra, garantiu o britânico. "Ouvimos do empresário dele que a primeira vez que [West] escutou 'Spiralling' [single de 2008 do Keane], ele, tipo, colocou para tocar 40 vezes seguidas, estava meio que obcecado com a faixa." Em outubro, o rapper postou o clipe em seu blog, Kanye UniverseCity.

Além de West, o somaliano K'Naan será outro rapper a trabalhar com o grupo, em faixa que também deve ser liberada este ano. E as novas parcerias só têm a acrescentar o som do Keane, que inclusive deixou o lado mais "baladinha" e apostou em pegada dance no recente Perfect Simmetry. "É uma coisa nova para a gente e é ótimo. Acho que descobrimos, com o último álbum, que podemos fazer isto, (...) forçar e ser experimental e tirar algo bem novo e diferente disso", explicou o frontman da banda.