Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lendário show Opinião ganha homenagem em São Paulo

Apresentação comemorativa de 50 anos contará com Paulinho Tó, Mariana Mayor e a banda Projeto da Mata acontece nesta quinta, 11

Redação Publicado em 11/12/2014, às 11h49 - Atualizado às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Show Opinião - Reprodução
Show Opinião - Reprodução

O Centro Cultural São Paulo recebe nesta quinta-feira, 11, a comemoração dos cinquenta anos da estreia do influente show Opinião. A apresentação especial será comandada pelo compositor Paulinho Tó (voz e violão), a atriz e cantora Mariana Mayor (voz e percussão) e a banda Projeto da Mata (baixo, bateria, guitarra e voz), dirigidos por Diogo Soares.

Veja lista de livros que contam a história da música brasileira.

Além do repertório do show original, a apresentação comemorativa terá inserções cênicas organizadas coletivamente pelos artistas que estarão no palco, representando a atualidade dos temas (escritos originalmente na década de 1960). Outras canções políticas da época da ditadura também incrementam o espetáculo.

Considerado uma das primeiras manifestações artísticas que questionaram a ditadura militar – que havia se instaurado após o golpe de 1964 –, o show Opinião original contou com músicos como Nara Leão, João do Vale e Zé Keti, sob direção de Augusto Boal, e com produção do Teatro de Arena, no Rio de Janeiro. O espetáculo foi um dos responsáveis por alçar a carreira de Maria Bethânia – que substituiu Nara em uma apresentação em 1965.

A música brasileira contada em documentários.

A apresentação foi uma das mais influentes do período, abrindo portas para outras formas de expressão contrárias à dominação política. O show em São Paulo tem entrada gratuita e início a partir das 20h30, com quase 1h30 de duração. Veja mais informações abaixo.

50 anos de Opinião

11 de dezembro (quinta-feira), às 20h30

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo (SP)

Entrada gratuita