Lendário show Opinião ganha homenagem em São Paulo

Apresentação comemorativa de 50 anos contará com Paulinho Tó, Mariana Mayor e a banda Projeto da Mata acontece nesta quinta, 11

Redação Publicado em 11/12/2014, às 11h49 - Atualizado às 12h12

Show Opinião
Reprodução

O Centro Cultural São Paulo recebe nesta quinta-feira, 11, a comemoração dos cinquenta anos da estreia do influente show Opinião. A apresentação especial será comandada pelo compositor Paulinho Tó (voz e violão), a atriz e cantora Mariana Mayor (voz e percussão) e a banda Projeto da Mata (baixo, bateria, guitarra e voz), dirigidos por Diogo Soares.

Veja lista de livros que contam a história da música brasileira.

Além do repertório do show original, a apresentação comemorativa terá inserções cênicas organizadas coletivamente pelos artistas que estarão no palco, representando a atualidade dos temas (escritos originalmente na década de 1960). Outras canções políticas da época da ditadura também incrementam o espetáculo.

Considerado uma das primeiras manifestações artísticas que questionaram a ditadura militar – que havia se instaurado após o golpe de 1964 –, o show Opinião original contou com músicos como Nara Leão, João do Vale e Zé Keti, sob direção de Augusto Boal, e com produção do Teatro de Arena, no Rio de Janeiro. O espetáculo foi um dos responsáveis por alçar a carreira de Maria Bethânia – que substituiu Nara em uma apresentação em 1965.

A música brasileira contada em documentários.

A apresentação foi uma das mais influentes do período, abrindo portas para outras formas de expressão contrárias à dominação política. O show em São Paulo tem entrada gratuita e início a partir das 20h30, com quase 1h30 de duração. Veja mais informações abaixo.

50 anos de Opinião

11 de dezembro (quinta-feira), às 20h30

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo (SP)

Entrada gratuita