Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lula é o "homem do ano" para o Le Monde

“O presidente brasileiro colocou seu país em uma dinâmica de desenvolvimento", afirma artigo do jornal francês

Da redação Publicado em 24/12/2009, às 19h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O jornal francês Le Monde elegeu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como o "homem do ano", informa a agência de notícias AFP. É a primeira vez que o veículo faz uma eleição desse tipo.

"(...)O presidente, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento", afirma o correspondente Jean Pierre Langellier no artigo. O jornalista, que reside no Rio de Janeiro, segue enumerando razões para a escolha de Lula, e declara que o político, "que no fim de 2010 deixará a presidência sem ter tentado modificar a Constituição para concorrer a um terceiro mandato, soube continuar sendo um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbrios naturais".

Os últimos 12 meses marcaram o Ano da França no Brasil, em uma série de eventos de intercâmbio cultural entre os dois países.

Recentemente, Lula estampou as páginas de outro jornal europeu: o espanhol El País colocou o presidente em sua lista de personalidades do ano.