Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

MAM abre mostra de Duchamp

Museu comemora aniversário com 120 peças do artista plástico, a partir do dia 16

Da redação Publicado em 13/07/2008, às 11h17 - Atualizado em 14/07/2008, às 08h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra <i>Rotoreliefs</i>: Duchamp transformava objetos do cotidiano em arte - Divulgação
A obra <i>Rotoreliefs</i>: Duchamp transformava objetos do cotidiano em arte - Divulgação

O Museu de Arte Moderna de São Paulo vai celebrar seu aniversário de 60 anos com uma exposição do artista franco-americano (nascido na França, mas naturalizado nos EUA) Marcel Duchamp. A mostra Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra "de arte" fica em cartaz até o dia 21 de setembro. É a maior exposição individual do artista na América Latina - ao todo, são 120 peças, que do Brasil seguem para uma temporada em Buenos Aires.

Duchamp (falecido em 2 de outubro de 1968) criou o conceito de ready-made: um objeto do cotidiano, que a princípio nada teria de artístico, é transformado, sem muitas mudanças, em arte. A peça mais conhecida do artista é Fountain (aqui chamada de Fonte - um mictório masculino).

A mostra é quase inteiramente formada por réplicas, reconstruções ou reproduções. Muitas das obras do artista não podem ser transportadas por causa do perigo de danificação. É o exemplo de O Grande Vidro (cujo nome original é La mariée mise a nu par ses célibataires, même), exposta no Museu de Arte de Filadélfia - parte do vidro da obra está quebrado. A réplica que será vista no MAM foi construída a partir do projeto publicado por Duchamp. Além disso, boa parte dos ready-mades produzidos pelo artista se perderam antes mesmo de sua morte. Ele mesmo chegou a assinar novos exemplares de obras como Porta-garrafas, Pente e Roda de bicicleta - além da Fonte.

A curadoria da mostra ficou por conta da escritora e historiadora de arte Elena Filipovic, especializada na obra de Duchamp.

Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra "de arte"

Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h

MAM - Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3. São Paulo, SP.

R$ 5,50

Informações: 11 5085-1300