Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Manuscrito dos Beatles será leiloado

Rascunho de "A Day in the Life", composição do Fab Four, irá a leilão em 18 de junho

Da redação Publicado em 18/06/2010, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Mais um leilão com itens dos Beatles. Desta vez, o manuscrito de "A Day in The Life", uma das faixas mais famosas da banda, que integra o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, será leiloado em 18 de junho, em Nova York. O anúncio foi feito nesta quinta, 29, pela casa Sotheby's.

De acordo com o jornal britânico Telegraph, o manuscrito pertenceu por um tempo a Mal Evans, que trabalhava com a banda durante as turnês. Segundo a casa de leilões, o item pode ultrapassar o valor de US$ 500 mil. O recorde atingido em um leilão de letras dos Beatles foi em 2005, com o valor de US$ 1,25 milhão por "All You Need Is Love" - informação cedida pela Sotheby's à publicação.

O rascunho conta com a composição na frente e no verso da folha, sendo que este último contem "A Day in The Life" escrita em letra de fôrma, de maneira mais legível e limpa, aparentando ser uma versão com retoques finais e algumas correções. A música é resultado da parceria entre John Lennon e Paul McCartney, integrantes responsáveis pela maior parte das composições dos Beatles ao longo da carreira.

Segundo o Telegraph, a contribuição de McCartney na letra, que vai de "Woke up, fell out of bed" ('acordei, caí da cama", em tradução livre) a "Found my way upstairs and had a smoke, and somebody spoke and I went into a dream" ("Subi as escadas e fumei um cigarro e alguém falou, e eu entrei em um sonho") não aparecem no manuscrito que será leiloado.

O trecho "He blew his mind out in a car/He didn't notice that the lights had changed" ("ele estourou a cabeça em um carro/ não percebeu que o sinal havia mudado") é considerado por muitos conhecedores da trajetória da banda como uma referência à morte de Tara Browne, amigo da dupla, devido a um acidente de carro em 1966.

O álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ficou no topo das paradas britânica e norte-americanas quando foi lançado e recebeu 5 prêmios no Grammy de 1968. "A Day in the Life", por sua vez, ocupou a 26ª colocação na eleição da Rolling Stone EUA das 500 melhores músicas de todos os tempos.