Manuscrito dos Beatles será leiloado

Rascunho de "A Day in the Life", composição do Fab Four, irá a leilão em 18 de junho

Da redação Publicado em 18/06/2010, às 18h15

Mais um leilão com itens dos Beatles. Desta vez, o manuscrito de "A Day in The Life", uma das faixas mais famosas da banda, que integra o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, será leiloado em 18 de junho, em Nova York. O anúncio foi feito nesta quinta, 29, pela casa Sotheby's.

De acordo com o jornal britânico Telegraph, o manuscrito pertenceu por um tempo a Mal Evans, que trabalhava com a banda durante as turnês. Segundo a casa de leilões, o item pode ultrapassar o valor de US$ 500 mil. O recorde atingido em um leilão de letras dos Beatles foi em 2005, com o valor de US$ 1,25 milhão por "All You Need Is Love" - informação cedida pela Sotheby's à publicação.

O rascunho conta com a composição na frente e no verso da folha, sendo que este último contem "A Day in The Life" escrita em letra de fôrma, de maneira mais legível e limpa, aparentando ser uma versão com retoques finais e algumas correções. A música é resultado da parceria entre John Lennon e Paul McCartney, integrantes responsáveis pela maior parte das composições dos Beatles ao longo da carreira.

Segundo o Telegraph, a contribuição de McCartney na letra, que vai de "Woke up, fell out of bed" ('acordei, caí da cama", em tradução livre) a "Found my way upstairs and had a smoke, and somebody spoke and I went into a dream" ("Subi as escadas e fumei um cigarro e alguém falou, e eu entrei em um sonho") não aparecem no manuscrito que será leiloado.

O trecho "He blew his mind out in a car/He didn't notice that the lights had changed" ("ele estourou a cabeça em um carro/ não percebeu que o sinal havia mudado") é considerado por muitos conhecedores da trajetória da banda como uma referência à morte de Tara Browne, amigo da dupla, devido a um acidente de carro em 1966.

O álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ficou no topo das paradas britânica e norte-americanas quando foi lançado e recebeu 5 prêmios no Grammy de 1968. "A Day in the Life", por sua vez, ocupou a 26ª colocação na eleição da Rolling Stone EUA das 500 melhores músicas de todos os tempos.