Maria Bethânia contará com Caetano e Gil em novo álbum

Trio se reúne para a faixa "Saudade Dela", de Encanteria, que sairá em outubro; cantora lança Tua no mesmo mês

Da redação Publicado em 11/09/2009, às 09h50

Caetano Veloso e Gilberto Gil se uniram a Maria Bethânia para gravar "Saudade Dela", faixa que integra Encanteria, novo disco da cantora, informou a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O trio - 75% do grupo setentista Doces Bárbaros, completado por Gal Costa - não se apresentava junto desde 2002.

A irmã mais nova de Caetano põe no mercado dois álbuns numa só tacada, pela Biscoito Fino, em outubro: além de Encanteria, chegará às prateleiras Tua. A previsão é de que os trabalhos sejam lançados com uma temporada de shows no Canecão, no Rio (a partir de 16 de outubro), e em local ainda a definir, em São Paulo (30 e 31 de outubro/ 1º de novembro).

Conforme apurou o site da Rolling Stone Brasil, entre os artistas que cederam composições para Bethânia estão Vanessa da Mata, Adriana Calcanhotto ("Tua") e duas duplas: Chico César/Paulinho Moska ("Saudade") e Jorge Vercillo/J. Velloso, sobrinho da cantora ("O Que Eu Não Conheço").

A música "Saudade Dela" foi feita em homenagem a Dona Edith do Prato, figura central na vida de Caetano e Bethânia. Oriunda de Santo Amaro, mesma terra dos irmãos, a sambista - conhecida pela maestria com o prato, instrumento que leva no nome artístico - morreu em janeiro, aos 94 anos.

O álbum mais recente da artista, Omara Portuondo e Maria Bethânia, em parceria com a cubana do Buena Vista Social Club, foi eleito pelo jornal The Times como um dos melhores lançamentos de world music de 2008.