Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Metrô em São Paulo recebe exposição em homenagem a Rita Lee

Serão 10 painéis com pinturas e bordados para contar a história de Rita Lee no mês mundial do Rock

Redação Publicado em 13/07/2023, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rita Lee (Foto: reprodução/O Globo)
Rita Lee (Foto: reprodução/O Globo)

Rita Lee será homenageada neste mês de julho com uma exposição na estação Campo Belo do metrô em São Paulo. Serão 10 painéis com bordados e pinturas que contam a história de vida da cantora na Linha 5 - Lilás.

A artista morreu em maio aos 75 anos em decorrência a um câncer de pulmão, a homenagem ficará exposta até o dia 31 de julho. 

Padroeira da Liberdade

Rita Lee foi um dos maiores nomes da música brasileira. Embora fosse conhecida como a Rainha do Rock, a artista declarou à Rolling Stone Brasil que achava o termo cafona. De fato, seu trabalho superou gêneros musicais, temporalidade e estigmas da sociedade.

Rita flertou com diversos estilos, passando pela bossa nova e a psicodelia, para se consolidar como uma das referências a partir dos anos 1970. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias esteve na banda Os Mutantes, onde foi vocalista até 1972, quando o grupo decidiu seguir por outros rumos sonoros.

Entre 1973 e 1978, Rita tocou na banda Tutti Frutti, que teve projetos atrapalhados pela ditadura militar em vigência no Brasil. Sob orientação da gravadora, passaram a assinar como “Rita Lee & Tutti-Frutti” e lançaram disco de estreia Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974).

+++LEIA MAIS: Rita Lee é homenageada no Grammy Latino 2022

Ainda durante o período, lançou álbuns aclamados como Fruto Proibido (1975), com os hits “Agora Só Falta Você" e "Ovelha Negra," e Entradas e Bandeiras (1976). Em 1976, Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem estabeleceu relacionamento profissional e romântico, que perdurou até os últimos momentos de sua vida.

Com Carvalho lançou seu disco autointitulado, também conhecido como Mania de Você (1979) justamente pela faixa com o mesmo nome. Em 1980, disponibilizou outro disco autointitulado, com o sucesso "Lança Perfume.”

+++ LEIA MAIS: BenzaRita! Rita Lee recebe homenagem de 9 cantoras brasileiras

Após breve separação profissional de Carvalho, quando fez a turnê Bossa 'n' Roll e lançou disco focado em rock, Rita retomou a parceria. Até o final da década de 1990 ainda construiu novos projetos, incluindo o Acústico MTV, que conta com as parcerias de peso de Cássia Eller, Paula Toller, Titãs e Milton Nascimento. Nos anos 2010, a cantora fez os últimos shows da carreira.

+++ LEIA MAIS: Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando 'Fruto Proibido' no Acústico MTV

Em novembro de 2022, Rita Lee foi a capa digital da Rolling Stone Brasil, quando estava prestes a receber o Lifetime Achievement Award, prêmio pelo conjunto de sua obra artística dado pelo Grammy Latino - uma conquista a mais para a cantora, que somou oito indicações e duas vitórias na premiação.

Na entrevista, Rita abordou diversos assuntos, incluindo comentários sobre seu título de Rainha do Rock: “Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…”. A preferência por Padroeira da Liberdade surge como homenagem à batalha travada contra as tentativas de censura pela ditadura militar, que proibiu discos da artista. Parte dos documentos da época foram expostos no MIS em 2022.