"Meu substituto no New Order está fazendo playback de minhas linhas de baixo", diz Peter Hook

Baixista original da banda e do Joy Division pode entrar em disputa legal com os integrantes remanescentes, que estão em turnê

Redação Publicado em 07/03/2012, às 15h14 - Atualizado às 15h30

Peter Hook critica ex-colegas de banda por reunião
Foto: Alessandra Falbo

O baixista Peter Hook afirmou na última terça, 6, que o atual músico que o substitui em turnê com o New Order, Tom Chapman, está fazendo playback de suas linhas de baixo originais. "Eu vi aquilo chamado de 'New Order' tocando em Auckland e Tom Chapman está imitando as notas originais do meu baixo que estão gravadas", disparou Hook, em entrevista ao semanário britânico NME. "[A música] 'Round & Round', dê uma olhada. Ele está com seus dedos embaixo e você pode ouvir uma parte grave ao fundo. Ele está enganando. É o Milli Vanilli do baixo."

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A situação, segundo Hook, pode chegar aos tribunais. "É melhor eu falar com o meu advogado de propriedade intelectual e saber se isso é algo que eu posso fazer. Eu realmente acho que imitar minhas linhas de baixo é o insulto final", disse. "Lá estou eu à espreita nesse fundo, como um fantasma."

O New Order anunciou seu retorno no ano passado, contando com a tecladista Gillian Gilbert, que não tocava com a banda há cerca de dez anos. O grupo respondeu às afirmações de Hook. "No refrão de 'Round & Round' há uma parte aguda do baixo, uma parte grave e Tom canta os backing vocals. É mais do que uma pessoa pode dar conta", explicou o comunicado.

"Então, Tom gravou essa parte grave que é tocada como parte da faixa de acompanhamento. Nós refutamos fortemente a alegação de que o New Order está usando qualquer parte de linhas de baixo do senhor Hook que não poderiam ser tocadas ao vivo porque coincidiriam com outros trechos. Apenas estamos fazendo o mesmo com nosso novo baixista."

O final do comunicado ainda relembrou um episódio em 2006, quando Hook discotecou com uma mixagem pré-gravada no Exit Festival. "Pessoas vivendo em casas de vidro não deveriam jogar pedras ou a sua recente discotecagem falsa que virou hit no YouTube pode vir à tona novamente. Fiquem de olho."