Michael Jackson é o maior vendedor de discos nos EUA em 2009

Números da Nielsen SoundScan apontam que 2009 foi também o ano de Taylor Swift, Beatles, Lady Gaga e Susan Boyle

Da redação Publicado em 07/01/2010, às 11h12

A morte de Michael Jackson, em junho, inflou as cifras relacionadas ao astro, que acabou no topo do ranking de artistas que mais venderam em 2009 nos Estados Unidos. Conforme dados da Nielsen SoundScan, referência em números da indústria fonográfica norte-americana, Jackson teve mais de 8,2 milhões de unidades de sua discografia compradas - por pouco não dobra os números da ocupante do segundo lugar, Taylor Swift, a cantora country de 20 anos que foi achacada por Kanye West no VMA do ano passado.

A Nielsen SoundScan considerou o período entre 5 de janeiro de 2009 e 3 de janeiro de 2010.

As suspeitas se confirmam: o grosso de vendas, para o campeão de 2009, veio postumamente. Nos seis dias seguidos à sua morte, Jackson teve cerca de 422 mil cópias arrematadas. Uma semana depois, mais 800 mil. Em menos de três semanas, o rei do pop abeirava as 2,3 milhões de unidades vendidas.

Outros campeões de venda são os Beatles, que tiveram discografia remasterizada este ano, e Susan Boyle, a escocesa que passou de patinho feio em um programa de talentos para sinônimo de ouro nas paradas de sucesso.

Separadamente, foi o álbum Fearless, de Taylor Swift, o mais comprado em 2009 (3,2 milhões de cópias). No mercado há menos de três meses, I Dreamed a Dream, de Susan Boyle, aterrissou em segundo lugar, com 3,1 milhões de unidades comercializadas (a europeia de 48 anos leva vantagem sobre a caçula: Fearless foi lançado um ano antes, em novembro de 2008, o que lhe deu mais fôlego para se posicionar em primeiro).

Michael Jackson ficou em terceiro lugar, com a coletânea Number Ones (2,3 milhões de unidades). Lady Gaga está em sua cola: aparece em quarto lugar, com The Fame (2,23 milhões). Segue-se à estrela pop o cantor italiano Andrea Bocelli, por My Christmas (2,2 milhões).

O caso de Jackson se assemelha ao do Beatles: ambos venderam muitos álbuns, mas de títulos diferentes, o que os coloca em posição inferior, por exemplo, a Swift (dois discos na carreira) e Boyle (estreante) na categoria de álbum mais vendido.

No ranking digital, é Lady Gaga quem encabeça a lista, com 15 milhões de downloads para suas faixas. Black Eyed Peas aparece em segundo, com quase 13 milhões de canções adquiridas pela internet. As 12,35 milhões de músicas compradas na rede dão a Michael Jackson a medalha de bronze nesse pódio.

O saldo de 2009 não é dos melhores: o total de vendas de álbuns (incluindo o mercado digital) sofreu queda de mais de 12%, segundo a Nielsen SoundScan.

Confira abaixo os dez maiores vendedores de discos nos Estados Unidos em 2009:

1- Michael Jackson

2- Taylor Swift

3- The Beatles

4- Susan Boyle

5- Lady Gaga

6- Andrea Bocelli

7- Michael Bublé

8- Emimen

9- Carrie Underwood

10- Black Eyed Peas