Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, completa 50 anos

Aniversário, oficialmente comemorado no domingo, 3, será festejado com exposições, brinquedos e musicais

Redação Publicado em 26/02/2013, às 16h38 - Atualizado às 17h45

Mônica, personagem de Mauricio de Sousa
Divulgação / Mauricio de Sousa Produções

Dentuça, um pouquinho acima do peso e invencível com o coelho Sansão nas mãos. Mônica está prestes a completar 50 anos e a idade não parece ter chegado para a garotinha mais famosa do Bairro do Limoeiro, criada por Mauricio de Sousa em 3 de março de 1973. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções anunciou nesta terça, 26, uma série de eventos e lançamentos para todo o ano de 2013.

Mauricio de Sousa falou com a Rolling Stone Brasil sobre as cinco décadas de vida da personagem Mônica. Leia a entrevista aqui.

Tudo começou no carnaval, em Salvador, quando Claudia Leitte cantou uma música inédita do alto do seu trio elétrico, criada em homenagem à personagem. As ações seguem pelo resto do ano, como a Exposição Sansão 50 Anos, que chegará ao Memorial da América Latina, em São Paulo, com homenagens de 70 desenhistas ao famoso coelho de pelúcia. Está programada para ser montada, também na capital paulista, uma exposição com a trajetória da Mônica, mas local e data ainda não foram divulgados.

Entre os espetáculos, estreia neste domingo, no Rio de Janeiro, o Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica . Em São Paulo, no Teatro Geo, está marcado para estrear o musical Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, a primeira peça da Turma, datada dos anos 70.

E ainda serão lançadas linhas especiais de brinquedos, novos e com visual retrô - como, por exemplo, uma versão do primeiro Sansão, que era amarelo.

Inspirada na filha de Mauricio, a Mônica apareceu como uma personagem secundária das histórias de Cebolinha e cresceu em importância e se tornou a líder da turma de crianças dos gibis. Se quando pequenos, ela e o Cebolinha brigam sem parar, eles se tornam namorados na série Turma da Mônica Jovem.