Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Almir Guineto, fundador do Fundo de Quintal, aos 70 anos

Morte foi causada por complicações de problemas renais e diabetes; músico estava no Hospital Clementino Fraga, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 05/05/2017, às 13h58 - Atualizado às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Almir Guineto - Reprodução/Facebook
Almir Guineto - Reprodução/Facebook

O sambista Almir Guineto morreu nesta sexta-feira, 5, aos 70 anos, no Hospital Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, onde estava internado. A informação foi divulgada em uma publicação nas redes sociais do artista que diz que a morte ocorreu "em decorrência de complicações trazidas por problemas renais, crônicos e diabetes". Veja o post original abaixo:

Fundador do grupo Fundo de Quintal, Guineto estava internado desde março. O músico se afastou dos palcos em junho de 2016, quando começou a tratar uma insuficiência renal crônica. A doença foi descoberta no fim de 2015, quando sentiu fortes dores no corpo antes de um show em São Paulo.

Na época, o cantor reconheceu que o tratamento o impedia de a agenda de apresentações do grupo. Mas, apesar da pausa, Guineto pretendia retornar aos palcos no começo deste ano, o que não aconteceu.

Carreira

Almir de Souza Serra, conhecido como Almir Guineto, nasceu em 12 de julho de 1946 no Morro do Salgueiro, na Zona Norte do Rio. O músico teve contato direto com o samba desde a infância, já que o pai dele, Iraci de Souza Serra, era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba. A mãe, Nair de Souza, também fazia parte do meio musical, como uma das principais figuras da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. O irmão, Francisco de Souza Serra, foi um dos fundadores do grupo Originais do Samba.

Na década de 1970, Guineto já era mestre de bateria, um dos diretores da Salgueiro e fazia parte do grupo de compositores que frequentavam o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época, inovou ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho ao samba. O instrumento híbrido foi adotado por vários grupos.

Em 1979, mudou-se para São Paulo para se tornar o cavaquinista dos Originais do Samba. Lá fez "Bebedeira do Zé", primeira composição dele gravada pelo grupo. No início dos anos 1980, o sambista foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, junto com os músicos Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany.

O cantor deixou o grupo após a gravação do disco Samba é no Fundo de Quintal, de 1995, para seguir carreira solo. O artista alcançou notoriedade com a premiação no Festival MPB-Shell, da Globo, em 1981, quando apresentou uma versão de "Mordomia", de Ari do Cavaco e Gracinha.

A fama aumentou ao longo da década, quando outros artistas deram voz às canções do sambista. Beth Carvalho, por exemplo, gravou "É, Pois, É", em 1981, em parceria com Luverci Ernesto e Luís Carlos, "À Luta, Vai-Vai!", com Luverci Ernesto, e "Não Quero Saber Mais Dela", com Sombrinha, em 1984, além de diversas outras músicas.

Guineto lançou 15 discos solo ao longo da carreira, sendo Cartão de Visita, de 2012, o último.