Morre, ao 83 anos, o produtor e compositor David Axelrod

Dr. Dre, DJ Shadow e DJ Premier são alguns dos nomes que já samplearam canções do norte-americano

rolling Stone EUA Publicado em 06/02/2017, às 15h10 - Atualizado às 15h31

O produtor e compositor David Axelrod
Reprodução Facebook Oficial

Morreu no último domingo, 5, aos 83 anos, o compositor e produtor David Axelrod, cujos arranjos e canções foram sampleados por diversos rappers e entusiastas do hip-hop. A informação foi divulgada no Twitter pelo DJ Shadow, que além de ter sido amigo do músico também já sampleou algumas das composições dele. "O extraordinário produtor e compositor David Axelrod morreu. Vou ouvir o [disco] Songs of Experience sem parar para marcar a data", tuitou. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Algumas das composições mais emblemáticas de Axelrod podem ser ouvidas em canções como “The Next Episode”, de Dr. Dre e Snoop Dogg; “Rabbit in Your Headlights”, do duo inglês UNKLE; e “Stay True”, do rapper norte-americano Ghostface Killah.

Nascido em Los Angeles, Axelrod entrou para o negócio musical tocando em sessões de estúdio. Em seguida, passou a se dedicar à produção e arranjo de um variado leque de artistas; entre eles os veteranos do garage rock Electric Prunes, e a lenda do soul Lou Rawls.

Outro gigante da música que já trabalhou com o californiano foi o saxofonista Cannonball Adder. “Não importa o quão bonita seja, sempre existe uma textura de violência [na música de Axelrod]”, disse Adder em certa ocasião sobre o trabalho do compositor e arranjador.

Além de atuar como produtor, Axelrod também lançou alguns discos solo. Entre eles, está o psicodélico e orquestrado Song of Innocence (1968), um trabalho conceitual inspirado nos escritos do poeta britânico William Blake e cujas canções – entre elas “Holy Thursday” – foram amplamente sampleadas por rappers nos anos 1990.

O último trabalho de Axelrod foi lançado em 2001. O LP auto-intitulado saiu pelo selo Mo’ Wax Label, e compila um punhado de faixas até então inéditas do músico.