Morre Blake Edwards

Diretor de Bonequinha de Luxo, Victor ou Victoria e da cinessérie Pantera Cor-de-Rosa tinha 88 anos

Da redação Publicado em 16/12/2010, às 18h27

Blake Edwards, diretor de A Pantera Cor-de-Rosa, morreu aos 88 anos
AP

Morreu na última quarta, 15, aos 88 anos, o diretor, produtor e roteirista Blake Edwards. Ele estava em um hospital em Santa Monica, na Califórnia, ao lado dos filhos e da esposa, a atriz Julie Andrews (A Noviça Rebelde e Mary Poppins). De acordo com o site do jornal The New York Times, sua morte foi causada por complicações decorrentes de uma pneumonia.

Muito ativo até o início dos anos 90, Edwards é responsável por alguns clássicos do cinema, especialmente dentro do gênero da comédia. Foi ele quem dirigiu, produziu e escreveu os filmes da Pantera Cor-de-Rosa, por exemplo, que nos últimos anos ganhou novas versões com Steve Martin na pele do Inspetor Jacques Clouseau. Na cinessérie original, o papel pertencia a Peter Sellers, ator com quem Edwards trabalhou bastante e tinha uma relação profissional notoriamente conturbada.

O cineasta também assinou a adaptação do livro de Truman Capote Bonequinha de Luxo (1961), que ajudou a lançar Audrey Hepburn para o estrelato, e Mulher Nota 10 (1979), que trazia no elenco sua esposa, Julie Andrews, além de Dudley Moore e Bo Derek. Outro grande momento de sua carreira foi com a comédia Victor ou Victoria (1982), também protagonizada por Andrews e pela qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado. Dentre seus trabalhos mais pesados, destaca-se o drama sobre alcoolismo Vício Maldito (1962), com Jack Lemmon.

Em 2004, Edwards foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela qualidade de seu trabalho tanto dirigindo, quanto escrevendo e produzindo, e recebeu um Oscar especial pelo conjunto da obra.

Blake Edwards deixou quatro filhos. Dois deles são fruto de sua relação com sua primeira esposa, a também atriz Patricia Walker: Jennifer Edwards e Geoffrey Edwards seguiram os passos dos pais e trabalham com cinema. Com Andrews, ele adotou duas meninas vietnamitas, Amy, que também é atriz, e Joanna.