Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre compositor do tema de A Família Addams

Vic Mizzy, responsável pela música de abertura da série original, faleceu no último sábado, aos 93 anos

Da redação Publicado em 20/10/2009, às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O músico Vic Mizzy, famoso por compor a música-tema do seriado A Família Addams, na década de 1960, faleceu no último sábado, 17, em Los Angeles, aos 93 anos. O empresário do compositor, Jonathan Wolfson, não divulgou a causa da morte e informou apenas que Mizzy estava em sua própria residência, localizada em Bel Air, quando morreu.

Natural do Brooklyn, Nova York, o pianista iniciou a carreira profissional aos 14 anos. Nas décadas de 40 e 50, compôs músicas interpretadas por Doris Day ("My Dreams Are Getting Better All the Time"), Dean Martin ("Choo n' Gum"), e diversos outros cantores, como Perry Como e Billie Holiday.

Ainda jovem, Mizzy conheceu Irving Taylor, com quem compôs os sucessos "Three Little Sisters" (inserida na trilha sonora do filme Memórias de Uma Gueixa, de 2005) e "Take It Easy", ambas escritas enquanto serviam na marinha norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial. Antes, a dupla chegou a ganhar alguns concursos de rádio e excursionar pela costa leste dos Estados Unidos.

Mas foi em 1964 que Mizzy compôs sua obra mais conhecida: o icônico da série cômica baseada no assombrado clã Addams. A canção consagrou-se como um dos temas mais famosos do cinema e da televisão.

De acordo com a agência Associated Press, Mizzy assumiu os vocais da música e usou o recurso de overdub para criar a impressão de haver outros vocalistas. Foi ele, inclusive, que dirigiu a abertura do seriado; da relação com os atores surgiu o estalar dos dedos que se tornou símbolo do programa e da canção.

Na mesma época dos Addams, o compositor assumiu também o tema da série Green Acres, com Eva Gabor e Eddie Albert, exibida somente nos Estados Unidos, onde foi sucesso de público. Os trabalhos de Mizzy na televisão depois foram expandidos para outros programas norte-americanos, como F Troop, Mister Ed e Petticoat Junction. Apesar do longo catálogo de criações, Mizzy nunca lançou um disco próprio, disponbilizando apenas compilações dos trabalhos feitos para TV e cinema.

Ainda na década de 60, ele começou a compor músicas para filmes, tendo se destacado com Ghost and Mr. Chicken (1966) e The Reluctant Astronaut (1967), ambos do diretor Don Knotts. Entre as criações mais recentes de Mizzy, está uma música para o filme Homem-Aranha 2, incluída somente na versão em DVD do longa. Como herdeiros, o compositor deixa um irmão, uma filha e dois netos.