Morre DJ E-Z Rock, coautor da música “It Takes Two”

Maior sucesso, lançado em 1988, ajudou a unir o hip hop com house music e colocou o gênero nas paradas de sucesso norte-americanas

Rolling Stone EUA Publicado em 28/04/2014, às 09h49 - Atualizado às 10h33

Rob Base e DJ E-Z Rock
Reprodução

Rodney Bryce, que marcou o hip hop sob o nome de DJ E-Z Rock, morreu neste domingo, 27, segundo revelou o porta-voz de Rob Base, amigo e colaborador dele, à Rolling Stone EUA. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Rob Base e DJ E-Z Rock lançaram o primeiro single deles, “DJ Interview”, em 1986, mas Bryce sedimentou para si um espaço no hip hop graças ao poderoso hit “It Takes Two”, que saiu dois anos depois. Produzido por Teddy Riley e criado com um sample dos vocais de Lyn Collins em “Think (About It)”, de 1972, a música unia o gênero com house music e se tornou um sucesso nacional, chegando ao terceiro lugar nas paradas de música Dance/Club, e ajudou a colocar o rap dentro da consciência pop norte-americana.

A música depois seria sampleada por Snoop Dogg, Gang Starr, Girl Talk, um grupo feminino coreano chamado 2NE1, entre muitos outros. Também marcou outros segmentos culturais ao ser usada na trilha sonora do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, de 2004, ou no filme A Proposta, comédia romântica de 2009 protagonizada por Sandra Bullock.

A dupla lançou outros dois singles, também do disco de estreia deles – foram eles: “Joy and Pain” e “Get on the Dance Floor” – mas “It Takes Two” acabou se tornando o mais destacado deles. O álbum, que leva o mesmo nome da música, ganhou o certificado de disco de platina em 1989 e chegou ao 31º lugar das paradas norte-americanas, um feito impressionante para um disco de hip hop naquela época.

Bryce não participou do disco seguinte de Base, The Incredible Base, de 1989, mas o duo se reuniu em Break of Dawn, que sairia cinco anos depois, em 1994.

A dupla cresceu no Harlem, em Nova York, e se aproximou ainda na quarta série. “Naquela época, existiam outros grupos e a gente costumava ir assisti-los”, disse E-Z Rock ao jornal The Morning Call, em 1991. “Eu comprei um kit de mesas de discotecagem e ele comprou um microfone.”

Como E-Z Rock relembrou, a dupla mandou uma cópia de “It Takes Two” para o selo de hip hop Profile Records e recebeu uma ligação deles no dia seguinte. “No começo, achamos um pouco estranho porque nós só tínhamos um disco”, disse Rock sobre o primeiro hit da dupla, “Make It Hot”. “Nós iríamos fazer shows de abertura para outros músicos e tínhamos 15 minutos para tocar aquela única música. Então, quando “It Takes Two” saiu, nós começamos a fazer os nossos próprios shows.”

Assista ao clipe de “It Takes Two”: