Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre guitarrista do Stooges

Ron Asheton foi encontrado morto em sua casa, nos EUA

Da redação Publicado em 06/01/2009, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Ron Asheton, guitarrista do Stooges, foi encontrado morto em sua casa nesta terça-feira, 6. O músico tinha 60 anos de idade e, segundo a polícia de Ann Arbor, onde morava, estava morto "há alguns dias". A informação é do site do semanário britânico NME.

O assistente do músico entrou em contato com a polícia depois de dias sem conseguir falar com o guitarrista. Ainda não se sabe a causa da morte.

Asheton é um dos fundadores do Stooges. Em 1967, se uniu ao baterista Scott, seu irmão, completando a banda com o baixista Dave Alexander (morto em 1975) e Iggy Pop. O grupo, impulsionado também pela figura de Iggy, tornou-se um ícone do punk rock na década de 1970, influenciando inúmeras bandas desde então.

Em 1973, depois do lançamento de Raw Power, terceiro disco da carreira, o grupo se separou. Asheton seguiu na música, participando de projetos como o Destroy All Monsters e Dark Carnival. Em 1998, gravou a trilha sonora do filme Velvet Goldmine ao lado de integrantes do Mudhoney, Sonic Youth e Minutemen.

O Stooges se reuniram em 2003 (com Mike Watt, do Minutemen, no lugar de Alexander), tocando pela primeira em 30 anos. Iggy e seus companheiros se apresentaram no Brasil em 2005. Dois anos depois, lançaram o disco de inéditas The Wilderness.