Morre Jane Russell

A atriz de Os Homens Preferem as Loiras e O Proscrito estava com 89 anos

Da redação Publicado em 01/03/2011, às 09h38

A atriz Jane Russell morreu aos 89 anos na última segunda, 28
AP

Aos 89 anos, morreu a atriz Jane Russell, que atuou ao lado de Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Loiras (1953) e foi dirigida por Howard Hughes em O Proscrito (1943). Jane estava em casa, em Santa Maria, na Califórnia, quando morreu, na última segunda, 28. As informações foram divulgadas por seu filho, Buck Waterfield, ao jornal The Los Angeles Times.

Conhecida pelo seu belo corpo, ela foi uma das figuras mais provocantes e um dos maiores símbolos sexuais do cinema nas décadas de 40 e 50. O filme que tornou Jane uma grande estrela foi logo o seu primeiro, o longa de Hughes. Alguns anos depois, atuou na comédia The Paleface, ao lado de Bob Hope, interpretando Calamity Jane.

Em 1953, dividiu a cena com Marilyn Monroe no clássico Os Homens Preferem as Loiras e, posteriormente, em 1955, estrelou o filme feito em resposta a ele, Gentlemen Marry Brunettes (os homens se casam com as morenas, em tradução livre), uma das produções realizadas pela Russ-Field, empresa que ela abriu ao lado de seu então marido Bob Waterfield. A produtora ainda gerou obras como The King and Four Queens (1956), protagonizada por Clark Gable, e The Fuzzy Pink Nightgown (1957), com Adolphe Menjou.

Em vida, a atriz foi honrada com uma estrela na Calçada da Fama e um prêmio especial do Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale Camera (1991), laureado aos que prestaram serviços ao festival. Sua trajetória ainda inclui uma carreira na música, gravando singles, participando de um grupo gospel e se apresentando nos anos 50. O último trabalho dela no cinema foi Darker Than Amber (1970).