Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Les Paul, pioneiro da guitarra elétrica, morre aos 94 anos

Idealizador do modelo mais famoso das guitarras Gibson revolucionou a música em várias frentes: também esteve por trás de métodos como multitrack e overdub

Da redação Publicado em 13/08/2009, às 22h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Les Paul, que deu à música novos rumos como um dos pioneiros na invenção da guitarra elétrica, morreu nesta quinta, 13, aos 94 anos.

O comunicado foi dado pela Gibson Guitar (com retransmissão pela agência de notícias Associated Press), empresa que tem o modelo Gibson Les Paul como campeão de popularidade. Precursor também das gravações em multitrack (instrumentos captados separadamente e, então, combinados na mesma faixa), o guitarrista morreu de complicações de uma pneumonia, no White Plains Hospital, em Nova York.

O músico e inventor havia sido hospitalizado em fevereiro de 2006, após descobrir que ganharia dois Grammy por Les Paul & Friends: American Made, World Played, álbum realizado para comemorar suas nove décadas de vida. "Me sinto como um velho edifício com nova haste no topo", brincou à época.

Fagulha vital para o rock 'n' roll, a guitarra elétrica de corpo sólido que Les Paul (nascido Lester William Polfuss) idealizou data do final dos anos 30. Em 1941, o guitarrista, já afeiçoado ao meio do jazz e do country (gravou Bing Crosby e as Andrew Sisters, entre outros), criou o "the Log", um pedaço de madeira com dimensões 4x4, com cordas de aço. "Fui a uma casa noturna e toquei. Claro que todo mundo me tachou de louco", disse. Mais para frente, ele acrescentou as asas de madeira - o instrumento ganhou, assim, a forma tradicional de guitarra.

Na mesma época, Leo Fender (que, no dia 10 de agosto, completaria 100 anos de vida) também concebia sua versão do instrumento inovador.

Criada em 1952, a Gibson Les Paul ganhou ramificações e foi adotada por artistas de várias gerações, como Pete Townsend, Jimmy Page, Jeff Beck e Slash. A marca de guitarra, legado mais famoso do alquimista do som, conseguiu vender um modelo de 1955 por US$ 45,6 mil, em leilão na Christie's, há quatro anos. O instrumento, inclusive, serviu como molde para jogos como Guitar Hero.

A idealização do método multitrack também foi um empurrão para provocar "o fim do mundo musical como antes o conhecíamos". A revolução no meio se deu pela possibilidade de gravar, separadamente, diferentes partes de uma mesma música. Assim, os músicos ganharam a oportunidade de sincronizar a canção como bem entediam, sem precisar gravar tudo ao mesmo tempo. Atualmente, softwares de computador injetam ainda mais potência à inovação de Les Paul.

Em 1947, o músico entoou "Lover (When You're Near Me)" com auxílio de oito partes de guitarra, reunidas por multitrack - movimento revolucionário para a época.

Como músico, ele foi velho conhecido das paradas de sucesso, especialmente ao lado da mulher, Mary Ford, com quem formou a dupla responsável por 36 discos de ouro e 11 faixas nº 1 nas paradas, muitas com técnicas inventadas por ele. Algumas delas são "Vaya Con Dios", "How High the Moon", "Bye Bye Blues" e "Nola". Se os anos 50 foram gloriosos para o duo, a década seguinte seria mais amarga: eles se separaram em 1964, com interrupção da parceria musical.

De acordo com a Associated Press, Les Paul declarou que poderia "pegar minha Mary e fazer três, seis, nove, 12, quantas vozes eu desejasse" com suporte o método conhecido como "overdub". Exemplos clássicos do aplicativo estão nos Beatles (a partir de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band) e Queen ("Bohemian Rhapsody"), além de outra dupla famosa: Karen e Richard, os irmãos do The Carpenters.

"Hoje, um cara não conseguiria pensar em cantar uma música no palco sem microfone e sistema de som", Les Paul afirmou certa vez.

Confira a galeria de fotos montada pelo site da Rolling Stone EUA, com vários artistas (de B.B. King a Eddie Van Halen) empunhando sua Gibson Les Paul.