Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o cantor Teddy Pendergrass

Considerado um dos maiores nomes do R&B, Pendergrass foi vítima de câncer de cólon

Da redação Publicado em 14/01/2010, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Teddy Pendergrass, um dos mais bem sucedidos cantores de R&B durante as décadas de 1970 e 1980, morreu na quarta, 13. O artista tinha 59 anos e estava internado no hospital Bryn Mawr, na Filadélfia, para o tratamento de um câncer de cólon diagnosticado no ano passado.

Pendergrass foi indicado ao Grammy cinco vezes e conseguiu lançar hits em três décadas diferentes - "Close the Door," de 1978, "Joy," de 1988 e "It Should've Been You," de 1991. Além disso, é também conhecido por sucessos como "Love TKO," "Two Hearts", em que canta com Stephanie Mills, e "Hold Me," um dueto junto a Whitney Houston, que integra o primeiro álbum dela, de 1985.

Em 1982, no auge de sua carreira, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico. "Ele possuía dez álbuns de platina. Era um artista muito bem sucedido, tanto nas gravações, quanto em suas performances", disse o amigo Kenny Gamble, da dupla Gamble & Huff, à Associated Press. "Ele tinha uma tremenda carreira pela frente e o acidente meio que atrapalhou alguns planos." Pendergrass continuou gravando discos.

O cantor iniciou sua carreira na Filadélfia, no grupo de soul Harold Melvin & the Blue Notes - cantando o hit "If You Don't Know Me By Now" -, antes de embarcar no trabalho solo, em 1976. Seu primeiro disco foi lançado em 1977, pela Philadelphia International Records, importante selo de soul, fundado por Kenny Gamble e Leon Huff, na década de 1970. "Obrigado a todos os fãs que amavam sua música. Meu pai continuará vivo por meio dela", disse o filho do músico, Teddy Pendergrass II, à BBC News.

Assista abaixo a vídeo da música "Love TKO":