Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o compositor e percussionista Ralph MacDonald

Ele foi um dos autores de “Just the Two of Us” e “Where Is the Love?”

Redação Publicado em 22/12/2011, às 09h10 - Atualizado às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ralph MacDonald - Reprodução/Site oficial
Ralph MacDonald - Reprodução/Site oficial

Ralph MacDonald, um músico altamente estimado e compositor que colaborou na elaboração de hits como "Where Is the Love?" e "Just the Two of Us", morreu no último domingo, 18, de câncer de pulmão em Stamford, Connecticut. Ele estava com 67 anos. A informação é do site do jornal New York Times.

Nascido na cidade de Nova York, filho de um músico de Trinidad, MacDonald aprendeu a tocar percussão caribenha quando ainda era bem novo e integrou a banda de Harry Belafonte por uma década antes de investir na própria carreira. A percussão afro caribenha bastante típica de MacDonald deu sabor a diversas canções populares, como "Young Americans", de David Bowie, e "Margaritaville", de Jimmy Buffett. Ao longo dos anos, MacDonald trabalhou com toda uma gama de artistas, incluindo Stevie Wonder, Paul Simon, Aretha Franklin, Luther Vandross e Amy Winehouse.

MacDonald ganhou dois prêmios Grammy em 1978, como produtor e como artista, pelo seu trabalho na trilha sonora de Os Embalos de Sábado À Noite. Ele contribuiu na faixa "Calypso Breakdown". "Minha forma de trabalhar é investir na melodia fazendo com que ela cresça", MacDonald disse ao The New York Times em 1977, quando o jornal o chamou de "o fantasma por trás de álbuns que venderam milhões”.