Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o jornalista e escritor Ivan Lessa, aos 77 anos

O autor sofria de enfisema pulmonar e morreu em sua casa, em Londres

Redação Publicado em 09/06/2012, às 14h13 - Atualizado às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivan Lessa - Divulgação
Ivan Lessa - Divulgação

Morreu na última sexta, 8, o jornalista, escritor e cronista Ivan Lessa, aos 77 anos. Ele foi encontrado morto por sua viúva, Elisabeth, na casa dele, em Londres , cidade onde morava desde o fim da década de 70. As informações são do portal G1.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Ivan sofria de enfisema pulmonar e dificuldades respiratórias, mas ainda não há uma confirmação oficial a respeito da causa de morte.

Atualmente, o jornalista trabalhava para a BBC Brasil, veículo em que publicava três crônicas toda semana.

Nascido em 9 de maio de 1935, em São Paulo, Lessa foi criado no Rio de Janeiro. Era filho do também autor Orígenes Lessa e da escritora e cronista Elsie Lessa. Trabalhou em alguns dos maiores órgão de imprensa do Brasil e, ainda, atuou como publicitário e tradutor.

Em 1969, ajudou a fundar o histórico jornal O Pasquim, que criticava e lutava contra a ditadura militar brasileira. Ele manteve diversas colunas na publicação e, ao lado do cartunista Jaguar, criou o ratinho Sig, símbolo do jornal.

Ivan Lessa publicou o livro de contos Garotos da Fuzarca, em 1986, o de crônicas Ivan Vê o Mundo, em 1999, e, ainda, o mais recente O Luar e a Rainha, de 2005.