Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Osama bin Laden

Líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto em uma operação militar norte-americana no Paquistão; relembre o perfil de Omar bin Laden, filho de Osama que preferiu não seguir os passos do pai

Da redação Publicado em 02/05/2011, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Osama Bin Laden foi morto em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão - AP
Osama Bin Laden foi morto em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão - AP

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto em uma operação militar dos Estados Unidos no Paquistão. Em pronunciamento feito na TV na madrugada desta segunda, 2, o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte de Bin Laden.

"Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", disse Obama, no início do discurso. De acordo com ele, o auxílio do governo do Paquistão facilitou o encontro do esconderijo do terrorista.

"Por mais de duas décadas Bin Laden foi o líder e símbolo da Al Qaeda, e continuou arquitetando ataques contra o nosso país e contra nossos amigos e aliados. A morte dele marca a conquista mais significativa até o momento no que se refere ao nosso esforço em derrotar a Al Qaeda", afirmou. Obama, na ocasião, relembrou o episódio dos ataques de 11 de Setembro de 2001, organizados pela rede terrorista: "Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a justiça foi feita".

A notícia da morte de Bin Laden foi recebida com muita festa por parte dos norte-americanos. Um grande grupo se aglomerou do lado de fora da Casa Branca, em Washington, celebrando com gritos e mensagens carregadas de patriotismo. Assista abaixo ao discurso completo (sem legendas):

Em 2010, a Rolling Stone conversou com um dos filhos do terrorista, Omar bin Laden. Na adolescência, Omar era o sucessor escolhido por seu pai para liderar a Al Qaeda e fazer a jihad (guerra santa) global. Em 2001, alguns meses antes de Osama se tornar o homem mais procurado do mundo, Omar abandonou o acampamento no Afeganistão, resolvendo não seguir os passos de Osama. "Meu pai tem personalidade forte", disse Omar. "Ninguém pode impedi-lo de realizar seu sonho. Ou ele consegue o que quer, ou morre." Leia a matéria na íntegra aqui.

Corpo de Osama bin Laden

O corpo de Osama bin Laden teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionais islâmicos. De acordo com nota da agência de notícias AFP, as redes CNN, MSNBC e Fox disseram que um oficial norte-americano confirmou a informação acima, sem dar maiores detalhes. "Isso é algo que encaramos seriamente. E, portanto, está sendo tratado de maneira apropriada", afirmou uma fonte do governo dos Estados Unidos sobre os cuidados com o corpo do terrorista nos moldes da tradição islâmica.

Com base em informações da agência internacional de notícias Reuters, apesar dos soldados norte-americanos terem reconhecido o terrorista, os Estados Unidos realizaram testes de DNA para confirmar se o homem morto durante a operação nos arredores de Islamabad (capital do Paquistão) era mesmo Osama bin Laden. Os resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.