Morre Osama bin Laden

Líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto em uma operação militar norte-americana no Paquistão; relembre o perfil de Omar bin Laden, filho de Osama que preferiu não seguir os passos do pai

Da redação Publicado em 02/05/2011, às 19h04

Osama Bin Laden foi morto em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão
AP

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto em uma operação militar dos Estados Unidos no Paquistão. Em pronunciamento feito na TV na madrugada desta segunda, 2, o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte de Bin Laden.

"Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", disse Obama, no início do discurso. De acordo com ele, o auxílio do governo do Paquistão facilitou o encontro do esconderijo do terrorista.

"Por mais de duas décadas Bin Laden foi o líder e símbolo da Al Qaeda, e continuou arquitetando ataques contra o nosso país e contra nossos amigos e aliados. A morte dele marca a conquista mais significativa até o momento no que se refere ao nosso esforço em derrotar a Al Qaeda", afirmou. Obama, na ocasião, relembrou o episódio dos ataques de 11 de Setembro de 2001, organizados pela rede terrorista: "Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a justiça foi feita".

A notícia da morte de Bin Laden foi recebida com muita festa por parte dos norte-americanos. Um grande grupo se aglomerou do lado de fora da Casa Branca, em Washington, celebrando com gritos e mensagens carregadas de patriotismo. Assista abaixo ao discurso completo (sem legendas):

Em 2010, a Rolling Stone conversou com um dos filhos do terrorista, Omar bin Laden. Na adolescência, Omar era o sucessor escolhido por seu pai para liderar a Al Qaeda e fazer a jihad (guerra santa) global. Em 2001, alguns meses antes de Osama se tornar o homem mais procurado do mundo, Omar abandonou o acampamento no Afeganistão, resolvendo não seguir os passos de Osama. "Meu pai tem personalidade forte", disse Omar. "Ninguém pode impedi-lo de realizar seu sonho. Ou ele consegue o que quer, ou morre." Leia a matéria na íntegra aqui.

Corpo de Osama bin Laden

O corpo de Osama bin Laden teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionais islâmicos. De acordo com nota da agência de notícias AFP, as redes CNN, MSNBC e Fox disseram que um oficial norte-americano confirmou a informação acima, sem dar maiores detalhes. "Isso é algo que encaramos seriamente. E, portanto, está sendo tratado de maneira apropriada", afirmou uma fonte do governo dos Estados Unidos sobre os cuidados com o corpo do terrorista nos moldes da tradição islâmica.

Com base em informações da agência internacional de notícias Reuters, apesar dos soldados norte-americanos terem reconhecido o terrorista, os Estados Unidos realizaram testes de DNA para confirmar se o homem morto durante a operação nos arredores de Islamabad (capital do Paquistão) era mesmo Osama bin Laden. Os resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.