Morre Pery Ribeiro

Intérprete da primeira versão comercial de "Garota de Ipanema" sofreu um infarto na manhã desta sexta, 24

Redação Publicado em 24/02/2012, às 13h46 - Atualizado às 14h04

Pery Ribeiro
Divulgação

Morreu nesta sexta, 24, o cantor e compositor de bossa nova Pery Ribeiro, aos 74 anos. Ele sofreu um infarto pela manhã em Niterói, no Rio de Janeiro. "Hoje pela manhã fomos surpreendidos com esse infarto fulminante", contou a esposa de Pery, Ana, ao portal G1. De acordo com ela, o cantor estava internado há um mês no Hospital Universitário Pedro Ernesto para tratar uma endocardite (infecção que encobre as válvulas do coração) e sua alta estava prevista para esta semana.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Pery é mais conhecido por ter gravado a primeira versão comercial de "Garota de Ipanema", em 1963. Ele nasceu em 27 de outubro de 1937 e começou sua carreira aos 3 anos de idade, dublando Dengoso no filme A Branca de Neve com a mãe, a cantora Dalva de Oliveira. Aos 5, figurou em It's All True (1942), filme inacabado de Orson Welles rodado no Brasil. A partir do final da década de 50, assumiu o nome Pery Ribeiro e gravou em 1960 seu primeiro compacto, posteriormente lançando mais 12 discos de bossa nova, e se voltando para o jazz nos anos 70.

Pery recebeu mais de 60 prêmios ao longo da carreira, entre eles o Troféu Roquette Pinto e o Troféu Imprensa. Teve uma breve passagem como apresentador de televisão e atuou em alguns filmes nacionais, como Fogo Na Canjica (1948).