Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Pete Quaife, baixista da formação original do Kinks

Músico tinha 66 anos e sofria de insuficiência renal há mais de uma década

Da redação Publicado em 25/06/2010, às 07h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pete Quaife, à esquerda, baixista da formação original do Kinks, morreu aos 66 anos - Reprodução
Pete Quaife, à esquerda, baixista da formação original do Kinks, morreu aos 66 anos - Reprodução

Pete Quaife, baixista que integrou a formação original do Kinks, morreu na quarta, 23, segundo informou uma fonte próxima à banda, ao site da Rolling Stone EUA (em informação divulgada na noite de quinta, 24). A causa exata ainda é desconhecida, mas sabe-se que o músico vinha enfrentando problemas nos rins, submetendo-se a hemodiálise há mais de uma década.

De acordo com o site Kinda Kinks, Quaife morreu devido à insuficiência renal, após passar dias em coma em um hospital na Dinamarca. Apesar da informação divulgada pela página da web, ainda não há confirmação oficial da causa da morte. O baixista integrou o Kinks na época do lançamento dos primeiros clássicos do grupo, como "You Really Got Me," "All Day and All of the Night," "Dedicated Follower of Fashion" e "Waterloo Sunset".

Quaife morava no mesmo bairro que a família Davies e, ainda jovem, conheceu Ray [Davies] (que se tornaria o frontman do Kinks) nas aulas de música da William Grimshaw Secondary Modern School, em Muswell Hill, na Inglaterra. O baixista integrou o grupo de 1961 a 1969 (junto a Ray, Dave Davies e Mick Avory) - ano em que decidiu sair devido às intensas brigas entres os integrantes.

Em uma entrevista concedida em 1998, apontou o álbum Village Green Preservation Society, lançado pela banda em 1968, como seu favorito. "Para mim, representa o único disco realmente feito pelo Kinks", disse. "É o único em que todos contribuíram de alguma forma." No mesmo ano de sua saída, montou a banda de country Maple Oak, mas a deixou pouco tempo depois, aposentando-se da música.

Nos anos 80, mudou-se para o Canadá, dedicando seu tempo às artes gráficas. Quando foi diagnosticado com insuficiência renal, em 1998, passou a desenhar sobre sua experiência no tratamento de hemodiálise. A última vez em que tocou com o Kinks foi em 1990, quando a banda integrou o Hall da Fama do Rock.

Pete Quaife tinha 66 anos.