Morre Pete Quaife, baixista da formação original do Kinks

Músico tinha 66 anos e sofria de insuficiência renal há mais de uma década

Da redação Publicado em 25/06/2010, às 07h09

Pete Quaife, à esquerda, baixista da formação original do Kinks, morreu aos 66 anos
Reprodução

Pete Quaife, baixista que integrou a formação original do Kinks, morreu na quarta, 23, segundo informou uma fonte próxima à banda, ao site da Rolling Stone EUA (em informação divulgada na noite de quinta, 24). A causa exata ainda é desconhecida, mas sabe-se que o músico vinha enfrentando problemas nos rins, submetendo-se a hemodiálise há mais de uma década.

De acordo com o site Kinda Kinks, Quaife morreu devido à insuficiência renal, após passar dias em coma em um hospital na Dinamarca. Apesar da informação divulgada pela página da web, ainda não há confirmação oficial da causa da morte. O baixista integrou o Kinks na época do lançamento dos primeiros clássicos do grupo, como "You Really Got Me," "All Day and All of the Night," "Dedicated Follower of Fashion" e "Waterloo Sunset".

Quaife morava no mesmo bairro que a família Davies e, ainda jovem, conheceu Ray [Davies] (que se tornaria o frontman do Kinks) nas aulas de música da William Grimshaw Secondary Modern School, em Muswell Hill, na Inglaterra. O baixista integrou o grupo de 1961 a 1969 (junto a Ray, Dave Davies e Mick Avory) - ano em que decidiu sair devido às intensas brigas entres os integrantes.

Em uma entrevista concedida em 1998, apontou o álbum Village Green Preservation Society, lançado pela banda em 1968, como seu favorito. "Para mim, representa o único disco realmente feito pelo Kinks", disse. "É o único em que todos contribuíram de alguma forma." No mesmo ano de sua saída, montou a banda de country Maple Oak, mas a deixou pouco tempo depois, aposentando-se da música.

Nos anos 80, mudou-se para o Canadá, dedicando seu tempo às artes gráficas. Quando foi diagnosticado com insuficiência renal, em 1998, passou a desenhar sobre sua experiência no tratamento de hemodiálise. A última vez em que tocou com o Kinks foi em 1990, quando a banda integrou o Hall da Fama do Rock.

Pete Quaife tinha 66 anos.