Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Robert Zildjian, fundador da marca de pratos Sabian

Empresário fundou a empresa nos Estados Unidos depois de uma rixa familiar

Redação Publicado em 28/03/2013, às 16h34 - Atualizado às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert, Zildjian - Reprodução / Site Oficial
Robert, Zildjian - Reprodução / Site Oficial

Robert Zildjian nunca fez parte de uma banda de rock, mas é peça fundamental para a história da música moderna. Ele é fundador da marca Sabian, uma das maiores do mundo na fabricação de pratos para bateria.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Quem sabe alguma coisa do instrumento logo nota a ironia. O sobrenome de Robert, Zildjian, também é o nome da principal concorrente da Sabian. Isto porque a família turca Zildjian há décadas está no ramo e tinha a tradição de passar os segredos de fabricação de pai para filho. O pai de Robert, entretanto, passou o segredo não só a ele como também ao irmão, Armand. Um ficou na Europa enquanto Robert foi aos Estados Unidos.

Aos 90 anos, Robert Zildjian morreu nesta quinta, 28. “É com luto profundo que anunciamos o passamento de Robert Zildjian, nosso amado fundador e líder. Uma força incansável e dinâmica na indústria da bateria, inspirou a todos nós da família Sabian a trabalhar duro para chegar mais longe e fazer a diferença”, lamentou comunicado oficial da marca.