Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Yves Saint-Laurent

Estilista revolucionou mundo da moda ao criar peças como o "smoking feminino"

Da redação Publicado em 02/06/2008, às 13h10 - Atualizado às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yves Saint-Laurent se tornou famoso por criar peças femininas inspiradas no guarda-roupa dos homens - AP
Yves Saint-Laurent se tornou famoso por criar peças femininas inspiradas no guarda-roupa dos homens - AP

O estilista francês Yves Saint-Laurent morreu no domingo, 1, aos 71 anos de idade. A Fundação Pierre-Bergé-Saint Laurent não informou a causa da morte - declarou apenas que o designer já estava doente há algum tempo.

Yves Saint-Laurent ficou conhecido por vestir mulheres com roupas tipicamente masculinas, como ternos. Isso em meados dos anos 60, quando garotas eram descriminadas até mesmo por usar calças. Em 1966, Laurent criou o "smoking feminino", chamado de "Le Smoking" - a partir daí, ele seguiu desenhando peças femininas diferentes do que normalmente era produzido. "Eu encontrei meu estilo por meio das mulheres. É daí que vem a força e a vitalidade, porque eu desenho [pensando] no corpo de uma mulher", disse o estilista, em matéria publicada no website da rede BBC.

O designer chegou à Paris aos 17 anos. Pouco tempo depois, ganhou um concurso de moda e se tornou assistente de Christian Dior, um dos grandes nomes da alta-costura. Dior faleceu em 1954, e Laurent assumiu seu o lugar na grife. Ficou lá até 1962, quando criou a grife YSL, em parceria com Pierre Bergé, seu namorado.

Seu último desfile aconteceu em 2002.